A primeira-dama do Tocantins, Karinne Sotero, usou suas redes sociais nesta quinta-feira, 26, para pedir mais empatia diante da tragédia do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek, entre Tocantins e Maranhão. O desmoronamento deixou mortos, desaparecidos e gerou tensões políticas entre a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), e o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos).

Em sua publicação, Karinne lamentou o sofrimento das famílias afetadas e fez um apelo por união e solidariedade. “O governo do Estado está fazendo o possível e o impossível para diminuir a dor dessas famílias. Infelizmente, nesse momento de dor, ainda tem gente querendo tirar proveito, se vangloriar e gerar discussões nas redes sociais. Vamos ter mais empatia, a empatia é a elegância da alma”, escreveu.

Ela ainda destacou que estará no Bico do Papagaio para apoiar as famílias atingidas e reforçou o papel do governo em prestar assistência. “Deus nos colocou neste lugar para ajudar o próximo. Se todos fizéssemos isso, o mundo seria muito melhor e a dor das pessoas seria menor também.”

Entenda a polêmica

A tragédia do desabamento da ponte gerou trocas de farpas entre Cinthia Ribeiro e Wanderlei Barbosa. Tudo começou quando a prefeita criticou, no Twitter, uma publicação do governador onde ele aparecia comendo peixe após um dia de visitas à região da tragédia.

“Quando a gente acha que a dor não pode ser maior, eis que surge um ‘estadista’ solidário e empático c/ as vítimas da tragédia. Decreta 3 dias de luto oficial, volta p/ sua confortável rede p/ descansar, comer um peixinho frito e postar no Instagram. Afinal, o sofrimento é alheio”, escreveu Cinthia.

Resposta de Wanderlei Barbosa

O governador rebateu as críticas, justificando a postagem e questionando a gestão da prefeita. “Eu tirei uma foto comendo um peixe que um amigo fez e achei interessante. Fiz a postagem, não com falta de respeito às vítimas ou ao povo do Tocantins. Eu trabalho todos os dias”, afirmou Wanderlei, em entrevista.

Ele ainda acusou Cinthia de “faltar com respeito aos palmenses” por questões como coleta de lixo e eventos de fim de ano na capital. “Ela se apega a um prato de comida meu após um dia de trabalho e tristeza”, disparou.

Tréplica da prefeita

Cinthia respondeu à fala do governador, acusando-o de misoginia: “Presente de Natal: um governador misógino e do tamanho do seu adjetivo. Há um abismo moral e intelectual, entre nós, em seu desfavor. Quer transferir seu erro para mim, na tratativa desleal e machista que costuma dar às ‘suas mulheres’. Me respeite!”, escreveu a prefeita.