Um homem de 30 anos, identificado como um dos principais articuladores de assassinatos em Palmas, foi preso em Passo Fundo, no interior do Rio Grande do Sul, e recambiado para a capital tocantinense na tarde dessa terça-feira, 11. O suspeito chegou a Palmas por volta das 16 horas e foi encaminhado para a Delegacia de Homicídios.

As investigações conduzidas pela Polícia Civil apontam que o suspeito desempenhava um papel de destaque na articulação de vários dos assassinatos ocorridos nos últimos meses em Palmas. Somente no primeiro semestre deste ano, a cidade registrou mais de 90 mortes, um aumento de quase 60 em relação ao mesmo período do ano anterior.

De acordo com as investigações, o suspeito tinha ligação com uma facção criminosa e posteriormente migrou para outra organização. Acredita-se que ele estava no Rio Grande do Sul se preparando para fugir do país.

Onda de homicídios assola Palmas, principalmente na região sul da capital. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins, foram contabilizados 90 homicídios na cidade de janeiro a julho deste ano, a maioria ocorrendo nos finais de semana. Esse número representa um aumento três vezes maior em comparação ao mesmo período do ano passado.

A Polícia Civil acredita que essa onda de assassinatos esteja relacionada à disputa entre facções criminosas que atuam na capital. No entanto, as estatísticas da SSP também revelam que muitas das vítimas não possuíam antecedentes criminais. Na última sexta-feira, 7, três pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas, sendo também suspeitas de envolvimento nos homicídios.

Esta prisão representa um avanço importante nas investigações e demonstra o compromisso das autoridades em combater a violência e garantir a segurança da população de Palmas.