Líder da etnia Kayapó, o cacique Raoni Metuktire, de 89 anos, está internado em um hospital de Colíder, a 648 km de Cuiabá, no Mato Grosso. Principal liderança indígena do país, ele está internado desde a última quinta-feira (16).

A internação foi confirmada pelo sobrinho-neto de Raoni, Patxon Metuktire. Segundo a direção do Instituto Raoni, o cacique apresentou um quadro depressivo após a morte da mulher dele, Bekwika Metuktire, há um mês. Ela tinha diabetes.

O quadro depressivo foi seguido de complicações gastrointestinais e desidratação. Raoni foi internado depois de não conseguir se recuperar com remédios tradicionais. Foram feitos testes preventivos para coronavírus, mas todos deram resultados negativos.

Segundo o hospital, ele está se alimentando bem e deve receber alta em cinco dias. Raoni vive no Parque Nacional do Xingu, em São José do Xingu, a 931 km de Cuiabá. O cacique é conhecido internacionalmente pela defesa dos direitos dos povos indígenas.

Em 1989, ele se reuniu com o cantor Sting no I Encontro dos Povos Indígenas do Xingu, em Altamira (PA). Em 2012, Raoni foi recebido pelo presidente da França, François Hollande, no Palácio do Eliseu. Ele pedia a preservação da Amazônia e dos povos que vivem na região. No ano passado, o cacique se encontrou com outro presidente francês, Emmanuel Macron, também em busca de apoio para a defesa da floresta.

Texto original publicado em Revista Forum