Equipe Gazeta do Cerrado

A Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju) informou que nesta terça-feira, 26, o início de um motim foi contido na Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP). (Confira a nota na íntegra no final da matéria).

Segundo a Seciju, um detento morreu, outro ficou ferido e oito agentes de execução penal plantonistas foram lesionados, após presos montarem uma barricada com colchões e arremessarem cadeados, pedaços de concreto e outros objetos.

Por fim a secretaria afirmou que o motim aconteceu no Pavilhão B e já foi controlado. Equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e Ministério Público Estadual, estiveram no local.

Entenda o caso

Pelo menos um detento morreu e outro ficou gravemente ferido nesta terça-feira, 26, na Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP). Segundo as informações preliminares, uma das vítimas morreu ainda no local após ser baleada.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) confirmou por telefone que atendeu uma ocorrência na CPPP. A ocorrência teria acontecido entre 11h e 11h30 e não se sabe o que pode ter causado a confusão.

O outro detento foi encaminhado para o Hospital Geral de Palmas (HGP) com um ferimento grave na cabeça. Ele também teria sido baleado.

Após os procedimentos, o corpo do detento que morreu foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).

Nota Seciju

Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio do Sistema Penitenciário e Prisional do Tocantins (Sispen/TO), esclarece que por volta das 10h da manhã desta terça-feira, 26, adentrou o Pavilhão B da Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP) para averiguar suspeita de morte no pavilhão citado.

No adentramento, os internos fizeram barricadas de colchões e arremessaram cadeados, pedaços de concreto e outros objetos nos agentes de execução penal plantonistas.

O Grupo de Intervenção Rápida (GIR) do Sispen/TO foi acionado para auxiliar na contenção do motim e após verbalização, os internos recuaram, mas ao chegar na área de banho de sol, avançaram novamente no grupamento, oito agentes foram lesionados.

A direção da unidade confirmou a morte de um interno do Pavilhão B, outro está ferido. O motim foi controlado e no momento, a Casa de Prisão Provisória de Palmas está sob controle. A Polícia Civil e a Perícia foram acionadas e já se encontram no estabelecimento penal dando encaminhando aos trâmites operacionais.