Mauro Carlesse (PHS) foi eleito com 75,14 % dos votos válidos para o mandato-tampão. Durante entrevista, o 11º governador do Tocantins falou sobre o que pretende fazer até 31 de dezembro. Segundo ele, é preciso manter o trabalho e nada vai mudar na forma que está governando o estado. “Não tem nada que mudar. Nós temos que melhorar o que nós estamos fazendo cada vez mais”, disse.
Carlesse venceu a eleição após avançar ao segundo turno com Vicentinho Alves (PR), que teve 24,76 % dos votos. Apesar da diferença entre os dois candidatos, o destaque da votação foi o número de votos brancos, nulos e abstenções. A quantidade de eleitores que não escolheram nenhum candidato, que superou a soma dos votos conquistados pelos dois candidatos.
A eleição suplementar foi convocada após a cassação do ex-governador Marcelo Miranda (MDB) e da vice dele, Cláudia Lelis (PV). Os dois foram considerados culpados por captação ilegal de recursos para a campanha eleitoral de 2014 pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Confira entrevista:
Primeira medida no mandato-tampão
“Primeira medida é trabalhar, voltar à normalidade. Tentar ver se desbloqueia muitos projetos que estão bloqueados pelo período eleitoral, porque o Tocantins precisa. A gente precisa desbloquear a ponte de porto, o hospital de Gurupi, de Araguaína. Então, tem muitas obras para serem feitas e eu espero que agora seja desbloqueado e a gente possa executar essas obras que o povo tanto precisa.”
Prioridades para o mandato-tampão
“Sim, são prioridades [saúde, segurança, educação]. Mas tem outros projetos que nesse período eleitoral nós não tivemos a oportunidade de fazer. No momento são esses: educação, saúde, segurança pública e infraestrutura.”
O que o povo pode esperar até dezembro
“Pode esperar muito trabalho, pode esperar que cada vez a gente vai estar mais voltado para a nossa comunidade. Vamos continuar trabalhando e redobrando o que nós estávamos fazendo.”
Tentativa de reeleição em outubro
“Isso é outra situação. Vamos pensar agora. Estamos trabalhando e temos vários projetos para agora. Outubro, a gente vai decidir lá na frente.”
O que muda na forma de administrar o Estado
“Não tem nada que mudar. Nós temos que melhorar o que nós estamos fazendo cada vez mais. O que nós estamos fazendo é atender a população. É um período curto, só de seis meses, mas vamos fazer o melhor e o que puder para atender a nossa população tão sofrida do estado do Tocantins.”
A diferença para o segundo colocado
“Eu não esperava [a diferença]. Eu esperava a vitória, nós trabalhamos pela vitória. Eu quero agradecer a toda à população do Tocantins e fico muito feliz de ter essa votação tão expressiva. É tão importante essa votação, mas é importante nós trabalharmos e mostrar que é possível fazer. O povo precisa de uma atenção melhor e nós vamos fazer esse trabalho.”
Avaliação da campanha
“A avaliação, não é uma avaliação. Eu entendo o seguinte: esse é o resultado do que nós conseguimos trabalhar e atender a população. A população entendeu que quando você cuida da saúde, da educação, da segurança pública e da infraestrutura, o povo agradece. Isso que aconteceu e nós estamos trabalhando.”
Por G1 Tocantins