Foto Divulgação/Gazeta do Cerrado

Foto Divulgação/Gazeta do Cerrado

Rogério de Oliveira/Governo do Tocantins

A Polícia Civil do Estado do Tocantins, por intermédio da 2ª Delegacia de Gurupi efetuou, no último, sábado, 28, a prisão em flagrante delito e também o cumprimento de mandado de prisão temporária de Valdecy Dias Gonçalves, vulgo “Índio”, 32 anos.

Conforme o delegado Luis Francisco, titular da 2ª DP e responsável pelo caso, Valdecy é suspeito de praticar vários roubos e furtos, todos na modalidade qualificada, em propriedades rurais de Gurupi e Formoso do Araguaia, e foi capturado, quando se encontrava em sua residência, em Gurupi.

 Durante o cumprimento de Mandado de Busca e Apreensão Domiciliar foram encontrados na residência de Valdecy, situado no setor Campo Belo, diversos objetos provenientes dos crimes por ele praticados, como Moto Serras, Furadeira, Ferramentas, dentre outros itens, os quais foram devidamente reconhecidos pelas vítimas.

 Na ocasião também foram apreendidas duas espingardas, sendo uma Cal. 12 e outra Cal. 16 e diversas munições na posse do investigado, as quais, mediante reconhecimento das vitimas, foram utilizadas na prática do crime de Roubo ocorrido no dia 03/10/2017, em uma fazenda no município de Gurupi.

Na oportunidade, quatro indivíduos armados invadiram a propriedade e depois de render e amarrar às vítimas subtraíram duas Motoserras, Furadeiras, Parafuzadeiras, Rossadeira, 07 aparelhos celulares, Joias, aparelho de TV, Video Game, dinheiro, ferramentas diversas e um Veículo Eco Sport, este localizado abandonado horas depois, às margens da BR-242.

 Alguns dos objetos subtraídos por Valdecy também foram localizados na residência de sua mãe, na cidade de São Valério da Natividade. No momento do cumprimento do Mandado de Busca e Apreensão, os policiais civis observaram que havia no galinheiro da residência de Valdecy, aproximadamente 10 metros de grade semelhante a que cerca a Universidade Unirg de Gurupi.

 Em razão das ações delituosas, além do crime de Roubo Qualificado, Valdecy foi autuado em Flagrante Delito pelos crimes de Posse Ilegal de Arma de Fogo e Munições e Receptação Dolosa. Após os procedimentos legais cabíveis, o homem foi recolhido à carceragem da Casa de Prisão Provisória de Gurupi, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.

Lageado

A polícia Civil do Tocantins, por intermédio da Delegacia de Polícia de Lajeado, efetuou, no final da tarde da última sexta-feira, 27, a prisão de Robson Silva Gomes, 22 anos, Júlio César Sousa Soares, 19 anos e Rogério Fernandes Gomes também de 22 anos. Os três homens são investigados pela prática dos crimes se roubo e foram capturados, em Lajeado, por uma equipe de policiais civis comandada pelo delegado Clecyws Antonio de Castro Alves, mediante cumprimento de mandados de prisão.

Conforme o delegado regional Clecyws, que é o titular da Delegacia de Lajeado, ele e o restante dos policiais deram início às investigações sobre a conduta dos suspeitos, após uma série de roubos ocorridos naquele município. Depois de alguns dias, os investigadores reuniram indícios do envolvimento de Robson, Júlio César e Rogério na prática dos delitos e, desta maneira, o delegado representou, junto ao Poder Judiciário, pelas prisões preventivas dos mesmos.

Após o deferimento dos mandados, os policiais civis efetuaram buscas e diligências e localizaram o paradeiro dos homens, os quais foram presos. Após as providências legais cabíveis, os três indivíduos foram recolhidos à carceragem da Cadeia Pública de Miracema, onde permanecerão à disposição do Poder Judiciário.

Formoso do Araguaia

No final da tarde da última sexta-feira, 27, Policiais Civis da Delegacia de Formoso do Araguaia efetuaram a prisão de Fernando Ribeiro da Costa, 38 anos de idade. Fernando possui condenação pelos crimes de tráfico de drogas e roubo e foi capturado, mediante cumprimento de mandado de prisão de recaptura, quando se encontrava em uma avenida no centro da cidade.

De acordo com a equipe da DP de Formoso, após receber denúncia anônima de que um foragido da Justiça estaria na cidade, os agentes deram início às investigações e localizaram o paradeiro do indivíduo, efetuando sua prisão.

Ainda segundo a Polícia Civil, em março de 2013, a justiça concedeu a Fernando, benefício para fazer um tratamento médico, porém, além de não realizar o tratamento, o indivíduo acabou fugindo da cidade. Diante dos fatos, foi expedido pelo Juízo Criminal da Comarca de Formoso do Araguaia, um mandado de recaptura em desfavor de Fernando.

 Segundo as investigações realizadas pela equipe da Delegacia de Formoso, o indivíduo tinha fugido para o Estado do Pará e, há alguns dias, havia retornado a Formoso e acabou sendo preso. Após as providências legais, o preso foi recolhido a carceragem da Cadeia Pública local onde ficará a disposição do Poder Judiciário.