Missa e Procissão de Ramos – Foto – Davi Andrade Melo/Prefeitura de Paraiso do Tocantins
Quando estou aqui, celebrando o início da Semana Santa, num lugar tão lindo como esse e em meio à natureza, eu me sinto mais perto de Deus”, assim Maria do Socorro Benício definiu o que centenas de fiéis sentiram na manhã de domingo, dia 02 de abril, ao participarem da Procissão e Missa de Ramos que dá início à toda programação religiosa da Semana Santa em Paraíso do Tocantins.
A tradicional subida da escadaria da Serra do Estrondo e celebração da missa de Ramos ao ar livre fazem parte do Calendário de Turismo Religioso do município de Paraíso do Tocantins e atraem não apenas os munícipios, mas pessoas que vêm de outras cidades e até mesmo de outros estados para manter esta tradição viva. Tanto que neste ano de 2023 ela chega à sua 63ª edição.
Toda a organização e logística do evento fica à cargo da Prefeitura de Paraíso do Tocantins, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Cultura e Turismo. “É gratificante para nós fazer parte de uma gestão tão comprometida com o Turismo Religioso e a cultura local”, pontuou Patrícia Nascimento, secretária da pasta. Patrícia também acrescentou que a programação da Semana Santa será vasta, sendo que na Serra do Estrondo acontecem ainda o “1º Festival Paixão de Cristo, na quarta-feira; Missa do lava-pés, na quinta-feira; Subida da Penitência e Via Sacra, na sexta-feira e V Corrida da Aleluia, no sábado, dia 08 de abril”. A programação completa você encontra em todas as redes oficiais da Prefeitura de Paraíso do Tocantins.
Celso Morais, prefeito de Paraíso do Tocantins, reforçou o convite para que os paraisenses prestigiem a programação. “É uma programação muito bonita e preparada com muito carinho para que todos possam participar desta data tão importante para todos nós que somos cristãos”.
A Missa de Ramos foi celebrada pelo padre José Bento da Paróquia São José Operário que deixou um recado importante para os fiéis católicos. “Estamos finalizando a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus e é um tempo de reflexão, silêncio e voltarmos nosso coração para Cristo que nos deu a vida”, finalizou o pároco.
Fonte – Secom paraíso do Tocantins