O prazo da campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira (9), mas a procura nos postos de saúde ainda é baixa como em Palmas e Gurupi. O número de vacinação vem apresentando queda nos últimos anos, segundo a Gerência de Imunização do Tocantins. A categoria das crianças é a mais afetada. Entre janeiro e maio deste ano, por exemplo, nenhuma meta de vacinação infantil foi atingida na capital.
Para evitar que as vacinas atinjam o prazo de validade, a Secretaria de Saúde do estado faz um remanejamento enviando as vacinas perto de vencer para os municípios com maior procura. Após o fim da campanha, as doses contra a gripe serão disponibilizadas para toda população enquanto durar o estoque.
Em Gurupi, região sul do estado, quase quatro mil pessoas que fazem parte do público alvo da campanha ainda não compareceram aos postos de saúde. A baixa procura pode significar altos riscos para a saúde como explica Greicy Rivello, enfermeira da Gerência de Imunização do Tocantins.
“Se a gente não tem uma população vacinada, consequentemente, a gente pode ter essa população adoecendo pelas doenças imunopreviníveis”, afirma a enfermeira.
Elaine Katzwinkel, gerente da Central de Vacinas de Palmas, acredita que um dos motivos da baixa procura da população é o fato da vacina ser aplicada apenas em horário comercial. “Está tendo um pouco de negligência e falta de tempo. A gente só abre as nossas unidades no sábado em dia de campanha e ainda assim esse ano foi fraco.
O público alvo da campanha de vacinação contra a gripe são crianças menores de cinco anos, idosos, gestantes, mulheres com 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas, profissionais da saúde, indígenas, presos e professores.
Fonte: G1 Tocantins