Lucas Eurilio
O Tocantins registrou um aumento de 25% na produção de carnes comercializadas dentro do estado. O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira, 7, pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e revelam que em 2017 foram vendidas 12,2 mil toneladas quase 4 mil toneladas a mais se comparado com o mesmo período de 2016, quando as vendas foram de 9,7 mil toneladas.
Os produtos são comercializados por frigoríficos registrados no Serviço de Inspeção Estadual (SIE). De acordo com levantamento, os produtos embutidos como linguiça, presunto, apresuntado fatiado e bacon, tiveram um crescimento de 38%. Os animais bovinos abatidos também teve um aumento de 20%.
O presidente da Adapec, Humberto Camelo, disse através da agência, que os resultados mostram que o estado tem atraído novos investidores, por isso esse aumento considerável.
“Em 2017 passamos de três para cinco frigoríficos registrados no SIE, é a economia se fortalecendo e mais oportunidades de negócios”.
A Adapec ressalta ainda que em todo o Tocantins, 24 empresas são certificadas e autorizadas pelo SIE a comercializarem esse tipo de produto. 13 são de leite de derivados, 5 entrepostos de produtos cárneos, um de mel e cinco frigoríficos.