Foto – Reprodução
Por Brener Nunes
Um casal de produtores rurais denunciou que teve o atendimento recusado nessa segunda-feira, 09, em uma unidade de saúde da família no distrito de Luzimangues, Porto Nacional, por chegarem 15 minutos depois do horário agendado.
Em vídeo gravado na frente da unidade, o senhor Gilsedeon afirma que a consulta estava marcada para as 13 horas e devido ao atraso o médico recusou atendê-los. Queríamos fazer uma denúncia sobre o atendimento.
O produtor pede para que compartilhem o vídeo.
O que diz a Prefeitura de Porto Nacional
A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Nacional esclarece que, devido à grande demanda por atendimentos médicos nas Unidades Básicas de Saúde, a recomendação a todos os pacientes, por ocasião dos agendamentos, é que não se atrase para não comprometer o fluxo das consultas. Mesmo assim, ainda é tolerado um atraso de, no máximo, dez minutos e quando faltam pacientes agendados é chamado pacientes da demanda espontânea. No caso em questão, foi colocado uma criança na vaga, provocada pelo atraso.
Vale ressaltar que a recepcionista da Unidade ainda tentou organizar para que o casal recebesse atendimento médico, explicando a eles que seria necessário aguardar até o final dos atendimentos, visto que já tinha outros pacientes aguardando, pois chegaram no horário marcado, mas a oferta foi recusada sob a alegação de que não iriam esperar e foram embora.
Esclarece ainda que, além do uso do agendamento, tem também pacientes de demanda espontânea, que vão para lá tentar o encaixe, uma vaga deixada justamente por aqueles que porventura não apareçam. Dessa forma, não tem como aguardar, indiscriminadamente, o tempo do paciente, sobretudo quando não tem nenhum comunicado prévio.
Assista ao vídeo: