O Professor Adão Francisco, autor de várias obras já publicadas, lançou no último mês de abril de 2022 obras literárias de gêneros distintos, através do projeto “Geopoemas e Educação Contemporânea”. O lançamento aconteceu no formato online, alcançando um numeroso público,e contou com a participação dos músicos NachaMoretto e Jorge Menares.
“Educação Contemporânea – Uma Nova educação é Possível”, de acordo com o professor, tem a intenção de apresentar diferentes perspectivas do pensamento educacional, tendo como elemento identificador o pensamento crítico. A obra é resultado de inquietação que surgiu em 2020, no contexto pandêmico, quando o autor criou um programa de entrevistas com especialistas das Ciências Sociais e Humanas com foco na Educação, intitulado “Uma Nova Educação é Possível”. O livro traz como autores grandes nomes reconhecidos no campo educacional no Brasil e em diversos outros países, como o professor Pós- Doutor pela Universidade de Valladolid na Espanha, José Carlos Libâneo, que esteve presente no lançamento.
“Geopoemas e Soltos Sentimentos” é uma viagem que parte da natural relação do ser humano com a terra, em elos que ressaltam a força dessa ligação e suas consequências onde quer que ocorram esses registros”. Essas são palavras do também poeta, Tião Pinheiro, por ele escritas na Apresentação do livro “Geopoemas”. Livro esse que é fruto de viagens empreendidas nos últimos anos em missões científicas pela África (Angola e Moçambique), pelo Caribe (Cuba e Colômbia) e pelo Brasil.
O Projeto foi contemplado pelo Prêmio Aldir Blanc Tocantins do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura”
Sobre o autor
Nascido em Goiânia, Goiás, em 10 de novembro de 1973, filho de camponeses migrantes, viveu a infância e a juventude no Bairro Capuava, na periferia urbana da cidade. Apesar da pobreza material que marcou essa fase de sua vida, sempre foi muito dedicado aos estudos e aos 16 anos recebia o seu primeiro diploma de formação em Língua Inglesa. Aos 18 anos ingressou na universidade, tendo cursado licenciatura e bacharelado em História na Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia da UFG, de onde não saiu mais em seu processo de formação acadêmica: mestrado em Sociologia, no Departamento de Ciências Sociais, doutorado e pós-doutorado em Geografia no Instituto de Estudos Sócio Ambientais.
Foi aprovado em 5 concursos públicos para o cargo de professor, tendo exercido entre 1992 (ano de seu ingresso na universidade) e 2007 a docência na rede básica de ensino de Goiás e professor pró-labore na rede municipal de ensino de Goiânia. Em 2000 iniciou docência na Educação Superior, tendo sido professor da Universidade Estadual de Goiás desse ano até 2007. Lecionou na Pontifícia Universidade Católica de Goiás e foi professor concursado da Faculdade de Anicuns.
Em 2008 veio para o Tocantins após aprovação em seleção para ser professor da Unitins, onde atuou desse ano até 2010, tendo ocupado nesse tempo o cargo de Diretor de Pesquisa Institucional. Em 2010, após aprovação em mais um concurso, migrou sua atuação profissional para a Universidade Federal do Tocantins, onde encontra-se até hoje. Nesta instituição, exerceu o cargo de Assessor de Relações Institucionais da Reitoria, foi coordenador do Mestrado em Geografia e atualmente coordena o OPTE – Observatório de Políticas Territoriais e Educacionais.
Em janeiro de 2015, assumiu os cargos de Secretário de Educação, Juventude e Esportes do Tocantins e de Secretário de Cultura, cumulativamente. Atualmente, Adão Francisco é o presidente da ANPEGE – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, entidade que representa os 77 programas de pós-graduação desta área em todo o Brasil.
É organizador dos seguintes livros:
E é autor dos livros:
Ficha técnica
Projeto: Geopoema e Educação Contemporânea
Autor – Geopoema e Soltos Sentimentos: Adão Francisco de oliveira
Autor Organizador de Educação Contemporânea – Uma Nova Educação é Possível
Autores: Ana Carolina de Oliveira Marques
Carlos Antônio Brandão
Cláudio Pires Viana
Ernesto Jorge Macaringue
José Carlos Libâneo
José Gilbert Arruda Martins
Ubiratan Francisco de Oliveira
Produção Executiva: Bell Gama e Kaká Nogueira – Cenaberta Produções Culturais
Programação Visual: HR – Disigner Gráfico e Diagramação