O professor Michael Monteiro Matos, que leciona Física e Matemática na Escola Estadual Frederico Pedreira, foi selecionado para participar em 2019 do curso Stem TechCamp Brasil, com o tema Inovação em educação. No período de 28 a 31 de janeiro, o professor participará de atividades de integração via hangout do Google. No período de 11 a 15 de fevereiro, Michael participará da formação na Universidade de São Paulo (USP).
O curso Stem TechCamp Brasil 2019 terá a duração de 12 meses. No encontro presencial, os professores participarão de atividades de sensibilização e formação para o desenvolvimento de planejamento estratégico direcionado para políticas e ações voltadas para a aprendizagem ativa de Stem. Esta sigla em inglês representa que o ensino deve focar em atividades interdisciplinares envolvendo as áreas de conhecimentos de ciências, tecnologia, engenharia e matemática.
O objetivo do curso será a aprendizagem criativa, com abordagens investigativas e interdisciplinares e destaque para os projetos de iniciação científica que poderão ser realizados nas escolas estaduais.
Além das palestras e estudos, os professores elaborarão uma proposta de planejamento estratégico para ser implementada em suas comunidades. Eles terão acesso à plataforma de comunicação da Rede Stem TechCamp Brasil, que promoverá a troca de experiências entre os participantes e contará com suporte a distância de especialistas e profissionais da Embaixada dos EUA, do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP), do Grupo + Unidos (este reúne diversos profissionais de empresas americanas estabelecidas no Brasil) e de Alummi da Rede Stem TechCamp Brasil.
Estão inscritos para participarem do curso seis professores de instituições federais, 30 professores do ensino médio e 26 representes de secretarias da educação.
O curso Stem TechCamp Brasil é uma iniciativa da Embaixada dos EUA no Brasil e desenvolvido em parceria com o LSI-TEC e apoio da Poli-USP e do Grupo Unidos.
Astrofred
O professor Michael está alcançando destaque pela inovação na forma de ensinar. Uma das inciativas foi a criação do grupo Astrofred, com a proposta de desenvolver o estudo da astronomia de forma interdisciplinar e promover uma interação maior entre os alunos e o conhecimento. O professor acredita que a sua metodologia de ensino foi um dos principais fatores para a sua classificação para participar do curso. “Estou muito feliz por ter sido selecionado e por representar os professores do Tocantins. Acredito que possamos obter uma capacitação que nos conduza a uma colaboração efetiva com a educação. Pretendo compartilhar e ser mais um multiplicador”, frisou.
Com seus alunos, o professor Michael utiliza plataformas educacionais como o site Edmodo (que conecta professores e alunos), cria experimentos para antecipar conteúdos que serão estudados e ainda utiliza o game como ferramenta de ensino e de aprendizagem.
Fonte: Seduc