Secretaria Estadual da Educação - Foto - Mari Rios/Governo do Tocantins

Secretaria Estadual da Educação – Foto – Mari Rios/Governo do Tocantins

Professores aprovados no processo seletivo para diretores de escolas estaduais no Tocantins estão revoltados após não serem nomeados para os cargos nas unidades de ensino em Araguaína, norte do Tocantins.  O certame foi promovido pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc) no fim do ano passado.

Segundo um professor que preferiu não se identificar, ele, outras duas professoras foram aprovados e houveram também cinco classificados. O problema, segundo o professor, é que ninguém aprovado ou classificado foram nomeados e sim, pessoas que teriam sido desclassificadas do processo.

“Em dezembro ocorreu uma seleção para diretores escolares da rede estadual, em todo o Tocantins. Eu fui um dos que participaram. Haviam candidatos aprovados como eu, que tiraram acima de 70 pontos e os classificados, que tiraram média final abaixo dos 70 pontos. No caso de Araguaína, para sete escolas, foram nomeados os classificados e não nós, os aprovados, mas, o caso mais escandaloso, ocorreu na quarta-feira. Haviam cinco escolas sem candidatos aprovados e classificados, sem nenhum nome e para elas – as escolas – foram nomeados os candidatos eliminados do processo seletivo. Isso mesmo: candidatos eliminados foram nomeados, ao invés dos aprovados e classificados. Somos 3 professores aprovados e 5 professores classificados”, afirmou.

As escolas nas quais os desclassificados teriam sido nomeadas são: Colégio Marechal Rondon, Escola Alfredo Nasser, Escola Sancha Ferreira, Colégio Campos Brasil, Colégio Manoel Gomes.

O professor disse ainda que o caso está acontecendo em outros municípios e que as pessoas que participaram do processo estão se mobilizando para ir à Justiça.

“Outras cidades do Estado está ocorrendo isso. Outros candidatos estão ser articulando para entrar com um mandado de segurança na Justiça com urgência”, explicou.

O que diz a Seduc

A Gazeta do Cerrado entrou em contato com a Secretaria Estadual da Educação questionando o porquê de candidatos eliminados terem sido nomeados, já que haviam outros três aprovados e mais cinco classificados.

Em nota, a Seduc disse que, devido ao não preenchimento integral das vagas para ocupar a função de diretor, foi realizada uma designação temporária para que os atuais permanecessem no cargo.

A pasta ressalta que o procedimento visa garantir a continuidade das atividades escolares em um período crucial, com matrículas em andamento e outras demandas urgentes.

A Seduc informa que já está sendo elaborado um novo edital de seleção para a função de diretor escolar, com a possibilidade de participação dos novos concursados a fim de atender, integralmente, tais demandas.

Questionamos novamente sobre a não convocação dos aprovados e classificados para os cargos de diretores, e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) esclarece que o processo de seleção para diretores foi realizado por escola, inclusive com apresentação de plano de trabalho direcionado à unidade escolar escolhida durante o processo de inscrição. A pasta ressalta que algumas escolas tiveram mais de um candidato aprovado,e algumas também candidatos classificados além dos aprovados.

A Seduc salienta que foi nomeado o primeiro colocado em cada escola. No caso das unidades em que não houve candidatos aprovados, a Seduc manteve de forma temporária os diretores atuais, visando garantir a continuidade das atividades escolares em um período crucial, com matrículas em andamento e outras demandas urgentes.

A Pasta informa também que está previsto um novo processo de seleção para diretores, proporcionando a todos os interessados uma nova oportunidade de participação, incluindo os novos professores concursados.