Disseminar o conhecimento entre os profissionais de saúde do Tocantins com o que há de mais atual na área da cardiologia. Esse é o foco principal do XI Congresso Tocantinense de Cardiologia, promovido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), seccional Tocantins. A abertura oficial do Congresso ocorreu na noite de sexta-feira, 09, no Centro de Convenções de Palmas (Parque do Povo) e contou com a participação de médicos cardiologistas que atuam no Estado, profissionais da saúde e estudantes. A expectativa da organização é que cerca de 600 profissionais participem da programação, que segue até este sábado, 10.

A Prefeitura Municipal de Palmas é uma das apoiadoras do Congresso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp). O Secretário de Saúde, Daniel Borini, ressaltou que apoiar um evento como este é de fundamental importância porque qualifica e atualiza os profissionais que atuam na rede municipal de Saúde. “Nós oferecemos o suporte na locação do espaço em que se realiza o evento e, em contrapartida, trouxemos ao Congresso 30 profissionais da rede municipal, entre cardiologistas, médicos e enfermeiros que trabalham com o atendimento de urgência e emergência nas UPAs Norte e Sul e no Samu de Palmas”, disse Borini.

O cardiologista Jales Paniago é um dos profissionais da rede municipal de Saúde que participa do Congresso. O evento agrega conhecimentos valiosos, uma vez que traz as maiores inovações na área da cardiologia, disse Paniago lembrando  ainda outra novidade trazida pelo Congresso, que são os conhecimentos sobre neurologia e neurocirurgia.

Destaques

Um dos destaques do Congresso foi a realização de um simpósio com a participação de quatro médicos que estiveram presentes no último Congresso Europeu de Cardiologia, ocorrido em agosto deste ano na cidade de Munique, na Alemanha. Os profissionais fazem parte da Sociedade Europeia de Cardiologia e trouxeram ao público os pontos mais importantes, chamados hot topics, vistos em Munique.

Já neste sábado, 10, estão sendo tratados os principais itens da cardiologia, como insuficiência cardíaca, arritmia, cirurgia cardíaca e doença coronária, por meio de palestras e cursos. De acordo com Wallace André, Presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (Seccional Tocantins), o objetivo é fazer uma revisão completa de tudo que há de mais novo em técnicas de tratamentos e medicamentos para atualizar os profissionais que atuam no estado.

Programação Completa

Dia 09 (sexta)

20h30 – Abertura Oficial – Centro de Convenções Arnaud Rodrigues

21h – Hot Topics – Principais Trials do ESC 2018

Presidente da mesa – Leo Antônio Godinho (TO)

Moderadores – Elyanne dos Santos Gomes (TO) e João Roberto Gemelli (RO)

Palestrantes – Abrahão Afiune Neto (GO) – Mariner Trial; Nélson Siqueira de Morais (GO) – Arrive Trial; Wallace André (TO) – Commander – HF Trial; Hueverson Junqueira Neto (TO) – Ascot Trial.

22h30 – Encerramento

   

Dia 10 (Sábado) – Centro de Convenções Arnaud Rodrigues

7 às 8 horas – Inscrições e Coffee Break

7h30 às 8h30 – Assembleia da SBC-TO

8h30 às 10h30 – Mesa “Insuficiência Cardíaca de A a Z”

Presidente de mesa – Abrahão Afiune Neto (GO)

Moderadores – Nélson Siqueira de Morais (GO), João Roberto Gemelli (RO), José Fernando Comparini Seara

Palestrantes – Wallace Andre (TO) com o tema “Ivabradina, Digoxina, IECA e BRA, Inibidores da Neprisilina”

José Alexandre da Silveira (SP) com o tema “Antagonistas da Aldosterona e Diuréticos, Nitratos e Hidralazina, Inibidores da SGLT 2, Beta bloqueadores”

10h30 – Coffee Break

11h – Sessão “Como eu Faço”

Presidentes de mesa – Adalgele Rodrigues Blois (TO), Lincoln José da Silva Júnior (TO)

Moderadores: Abrahão Afiune Neto (GO), Andrés Gustavo Sanches Esteva (TO), Genildo Nunes (TO), Nélson Siqueira de Morais (GO) e Valéria Rita Correa (TO)

Cenários: 1) Paciente portador de doença coronariana crônica com disfunção erétil querendo usar Sildenafil

2) Paciente portador de marcapasso necessitando fazer cirurgia não cardíaca abdominal eletiva

3) Cardiopata chagásico portador de CDI querendo fazer atividades físicas

12 às 13 horas – Simpósio Satélite Bayer – Uso dos NOACs nos pacientes de Alta Complexidade – Dalmo Antônio Ribeiro Moreira (Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia – SP)

13 às 14h – Visita aos Pôsteres e apresentação dos trabalhos científicos

14 às 16h – 1º Simpósio de Hipertensão Arterial e Cardiologia na Gravidez do Estado do Tocantins

Presidente de Mesa: Cleomar Bucar (TO)

Moderadores: Leo Antônio Almeida Godinho (TO) e Marcus Renato Herrera (TO)

 Palestrantes: Hueverson Junqueira Neves com o tema “O que mudou com a Diretriz de Hipertensão ESC 2018 – Parte 1 – Epidemiologia, Classificação e Diagnóstico”

João Roberto Gemelli (RO) com o tema “O que mudou com a Diretriz de Hipertensão ESC 2018 – Parte 2 – Tratamento e Follow – Up”

 Elyanne dos Santos Gomes (TO) com os temas “Onde estamos após a nova Diretriz de Cardiologia na Gravidez ESC 2018 Parte 1 – Epidemiologia, Principais Cardiopatias e Diagnóstico” e “Onde estamos após a nova Diretriz de Cardiologia na Gravidez ESC 2018 Parte 2 – Tratamento e Follow – Up”

 16h – Intervalo

16h15 às 17h15 – “Atualização em doença arterial coronariana”

 Presidente de mesa – Daniel Janczuk (TO)

Moderadores – Henrique Barsanulfo Furtado (TO) e Lucas Carvalho Duraes Pena (TO)

Palestrantes: Ibsen Suetônio Trindade com o tema “Atualização na Classificação e Nomenclatura do Infarto”

Andrés Gustavo Sanchez Esteva (TO) com o tema “Paciente Coronariopata Trivascular – Quando Indicar o Tratamento Percutaneo”

Juan Fernandes Terrones Cáceres (TO) com o tema “Paciente Coronariopata Triavascular – Quando indicar o tratamento cirúrgico”

 

17h30 às 18h30 – 4º Simpósio Estadual do Departamento de Exercício, Reabilitação, Cardiologia Nuclear e Reabilitação Cardiovascular – DERC e o 4º Programa Nacional de Ensino (Prone) – Tocantins Arritmias Cardíacas

Presidente de mesa – Genildo Ferreira Nunes

Palestrantes – Alinne Katienny Lima Silva Macambira (TO), Carlos Alberto Figueiredo Novo (TO), Fábio D´ayala Valva (TO), Lincoln José da Silva Júnior (TO) e Dalmo Moreira (SP)

19h – Encerramento das atividades do congresso

 

 

 

Fonte: Secom Palmas