Nesta segunda-feira, 5, profissionais da rede municipal de Educação de Miracema paralisaram as atividades. Eles defendem o cumprimento do reajuste de 4% aprovado no mês de agosto, o pagamento das progressões de 2018 e a mudança na data de pagamento.
A categoria esteve reunida pela manhã na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), regional de Miracema, onde decidiram pela paralisação. Neste momento os educadores realizam um ato público com saída do sindicato até a frente da prefeitura.
“A paralisação realizada hoje busca por diálogo com a prefeitura, precisamos dialogar com a gestão, se não formos atendidos vamos continuar paralisados. A luta é pela manutenção de nossos direitos”, disse Iata Vilarinho, presidente do Sintet em Miracema.
O outro lado
Em nota, a prefeitura informou que o pagamento da folha de outubro não foi liberado devido a um bloqueio nas contas do município, mas que ainda está no prazo para a quitação. Sobre as demais solicitações, afirmou que o atual prefeito estuda a demanda.
Nota de esclarecimento
Sobre a paralisação do dia 05 de novembro de 2018, comunicada pelo Sintet, no Município de Miracema do Tocantins, a Prefeitura esclarece que:
O pagamento da folha do mês de outubro não foi liberado no dia 31, como de costume, devido a um bloqueio nas contas do Município, ocasionado por problemas de gestões anteriores, o que já foi informado em nota pelo governo municipal. No entanto, o Município ainda está no período vigente para pagamento, conforme a CLT, que prevê um prazo de até cinco dias úteis para quitação da folha. A Prefeitura está, portanto, com sua folha em dia.
Sobre o pagamento das progressões e do reajuste salarial referente à 2018, a atual gestão fez uma primeira reunião para ter conhecimento do diálogo iniciado com o ex-prefeito Moisés Costa. Na ocasião ficou acordado entre as partes que outra reunião seria realizada para conversas definitivas sobre o caso, permitindo um pequeno espaço de tempo para que o atual prefeito Saulo Milhomem estudasse a viabilidade financeira de atendimento à demanda. Assim, o governo municipal entende que a decisão pela paralização é precipitada, uma vez que as tratativas estão em curso.
A Prefeitura de Miracema do Tocantins tem buscado honrar junto a servidores e fornecedores, todos os compromissos financeiros, executando suas obrigações e contribuindo com a dignidade de homens e mulheres.
Nesta segunda-feira, 05, a Prefeitura comunica que a paralisação foi parcial. As escolas contaram com a presença de professores efetivos e contratados. Infelizmente as aulas não ocorrem em 9 de 12 escolas, tendo suas direções comunicado que sua reposição ocorrerá em 16 de novembro, dia em que seria facultativo no calendário municipal. O governo municipal irá acionar a Justiça e tomará todas as medidas cabíveis e necessárias para o cumprimento do calendário escolar.
Prefeitura de Miracema do Tocantins. 05 de novembro de 2018.
Confira o vídeo sobre a paralisação