Profissionais da indústria cinematográfica discutem sobre reabertura dos cinemas no Brasil

Por Marco Jacob | 15/09/2020

Última atualização em 15/09/2020 19:44

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

Profissionais da indústria cinematográfica discutem sobre reabertura dos cinemas no Brasil

 O Clube do Cinema reúne profissionais da produção e distribuição cinematográfica com uma live sobre “A reabertura das salas de cinema e as políticas de distribuição pós-pandemia”. O evento ocorre nesta quarta- feira, 16 de setembro, às 20h, no canal do Clube do Cinema (https://youtu.be/XzjEX1isaIY). Entre os participantes está Jorge Bichara (Presidente do Sindicato dos Empregados em Empresas Distribuidoras Cinematográficas no Mun. RJ e Diretor da Federação de Trabalhadores em Difusão Cultural e Artística no Estado RJ), Paulo Braga (Diretor do Sindicato dos Empregados em Empresas Distribuidoras Cinematográficas no Mun. RJ) e André Araújo (Cineasta e Roteirista). A mediação ficará por conta de Gustavo Henrique Lima Ferreira (professor do curso de Licenciatura em Teatro na Universidade Federal do Tocantins-UFT).

https://youtu.be/V14eMv6RIg8

O Clube do Cinema é um espaço cineclubista virtual formado por profissionais ligados ao cinema (professores pesquisadores do cinema e audiovisual, jornalistas, cineastas, cinéfilos e produtores de cinema e audiovisual) com o intuído de fortalecer as discussões em torno da Sétima Arte em Palmas e no Tocantins. O projeto irá realizar lives semanais. A programação será atualizada no perfil do projeto no Instagram.

Com mais de seis meses paralisado devido à pandemia do coronavírus COVID-19, o parque exibidor se prepara para reabrir. A reabertura dos cinemas já foi permitida no Brasil, porém com diferentes diretrizes em cada estado, de todas as capitais brasileiras, apenas Manaus, Belém, Fortaleza e João Pessoa já contam com cinemas reabertos.

A grande preocupação é no sentido de tornar a experiência mais segura possível frente à pandemia de COVID-19 que ainda assola o país. O intuito da Live é falar sobre a reabertura, protocolos de segurança  e as políticas de distribuição pós-pandemia

Bate-papo: A reabertura das salas de cinema e as políticas de distribuição pós-pandemia

Data: 16/09/2020

Horário: 20h

Convidados:

Jorge Bichara (Presidente do Sindicato dos Empregados em Empresas Distribuidoras Cinematográficas no Mun. RJ e Diretor da Federação de Trabalhadores em Difusão Cultural e Artística no Estado RJ).

Paulo Braga (Diretor do Sindicato dos Empregados em Empresas Distribuidoras Cinematográficas no Mun. RJ) e André Araújo (Produtor, diretor e roteirista).

Mediação: Gustavo Henrique Lima Ferreira (Mestre em Artes Cênicas)

Clique no link: Clube do Cinema (https://youtu.be/XzjEX1isaIY)

O projeto conta com a parceria da Plataforma de cinema online: Cinema Virtual (https://cinemavirtual.com.br/) e a Play Arte Design.

Convidados:

Jorge Bichara: Nascido no Rio de Janeiro em 1970, formado em Logística pela Faculdade Universidade Gama Filho, atua desde 1991 no mercado cinematográfico. Seu primeiro trabalho na área foi na Revifilmes, empresa que cuidava de todo operacional logístico das empresas Warner Bros, United International Pictures, 20th Century Fox e Columbia Pictures. Em 2000 integra o time da distribuidora de filmes S/A-Riofilme, como assistente de distribuição, unificando as funções de logística, programação e faturamento. Participou do lançamento dos filmes Cleópatra, Amarelo Manga, Edifício Master, 2000 Nordeste, Filhas do Vento, Lavoura Arcaica, O Dia da Caça, Villa Lobos, entre outros. Em 2011 cria a Cinemática, com visão de levar essa experiência de 10 anos diretamente aos produtores menos favorecidos dentro do mercado cinematográfico.

Paulo Braga: Profissional atuante no mercado de cinema no segmento de distribuição. Nascido no Rio de Janeiro, formou-se em administração de empresas na Estácio de Sá, e trabalha há mais de trinta anos no mercado cinematográfico. Em 1978, entrou para a EMBRAFILME, inicialmente como assistente administrativo e mais tarde chegou a gerente de campanha. Entre 1990 e 1992 contribuiu na elaboração e criação da distribuidora Riofilme, empresa onde ocupou o cargo de chefe de departamento de programação, colaborando no lançamento de filmes como Lamarca (1994), de Sérgio Rezende. Em 1995 foi para o Consórcio Severiano Ribeiro & Marcondes, como responsável pelo departamento de programação, onde participou do lançamento de vários filmes, como Central do Brasil (1998), de Walter Salles, codistribuído também pela Riofilme e a Lumière. Em 1998 saiu do Consórcio Severiano Ribeiro & Marcondes para fixar-se como gerente de vendas da Lumière, onde ficou até 2005. Atualmente é gerente de programação da distribuidora H2O e coordenador de projetos junto a Cinemática.

André Araújo: Diretor, roteirista e produtor.

Nascido em Goiânia, começou carreira na edição de curta-metragem em 1996 com produções experimentais em São Paulo. Em Palmas, trabalhou em mais de 30 curtas-metragens de diferentes diretores, assumindo as mais diferentes funções. É sócio da SuperOito Produções Audiovisuais e diretor dos filmes: Under The Rainbow, Kitnet – O Filme; Enfim Sós; João Solidão; Gente Extraordinária; Coluna Prestes; A Pequena Loja de Namorados; O Espetáculo das Américas; Labirinto de Papel; 1989; Ouça-me; Olhai por Nós, e um dos diretores do longa-metragem Palmas, Eu Gosto de Tu. que fez mais de 5 mil espectadores em circuito comercial. Foi âncora do programa CBN Tocantins de 2012 a 2014. Atualmente está produzindo o longa- metragem O Comedy Club, com lançamento previsto para 2020. Foi coordenador do Festival de Cinema e Video – Chico de Palmas entre os anos de 2007 a 2009 e Subsecretário de Cultura do Estado em 2015.

Gustavo Henrique Lima Ferreira: Professor pesquisador de cinema e audiovisual Professor do curso de Licenciatura em Teatro na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Possui graduação em Artes Cênicas – Habilitação em Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013). Fotógrafo amador, cantor e tocador de cuíca nas horas vagas, tem experiência na área de Artes, com ênfase em Direção Teatral e em investigações sobre os diálogos do teatro com outras artes, em especial o cinema.

 

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Participe! Faça seu comentário

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim - @MajuCotrim
majucotrim@gazetadocerrado.com.br

Diretor Geral (CEO): Marco Aurélio Jacob - @MarcoJacobBrasil
marcojacob@gazetadocerrado.com.br

Presidente do Conselho Deliberativo: Stênio Jacob

Expediente

Sub Editor: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Colaborador: Fagner Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Contabilidade: Júnior Goes

Juridico: Jacqueline Paiva

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
portal@gazetadocerrado.com.br

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 984-571-004
comercial@gazetadocerrado.com.br

Institucional (63) 981-159-796 (Marco Aurélio)
marcojacob@gazetadocerrado.com.br