A Votorantim Cimentos realiza hoje a doação de máscaras de proteção, capacetes com viseiras, toucas cirúrgicas, macacões, luvas descartáveis e galões de álcool em gel para o Hospital Regional de Xambioá e para a Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de apoiar o trabalho dos profissionais de saúde na prevenção e combate ao coronavírus.Os recursos para a aquisição dos insumos vieram de um fundo criado especialmente pela Votorantim Cimentos para atender as demandas das comunidades nas ações contra o Covid-19.

“Enfrentamos uma situação atípica e desafiadora. A pandemia do Covid-19 nos trouxe uma preocupação enorme e o desafio de salvar vidas. Neste momento, é cada vez mais importante a união de forças entre a iniciativa privada, o poder público e a população. Cada um auxiliando da maneira possível. Esses kits doados pela Votorantim Cimentos serão extremamente úteis nesse trabalho e, somados aos 3 mil disponibilizados pela prefeitura, trarão segurança para a parcela de moradores que mais precisa”, diz a prefeita de Xambioá, Patrícia Evelin.

O gerente da fábrica da Votorantim Cimentos de Xambioá, Carlos Eduardo da Silveira, destaca o compromisso da empresa e sua atuação em prol da transformação social nas localidades em que está presente.“Trabalhamos para ter um ambiente saudável e seguro não apenas na nossa fábrica, mas também nas nossas comunidades. Por isso, temos o prazer de contribuir para a saúde e o bem-estar da população da nossa querida Xambioá. Juntos, vamos enfrentar e vencer essa pandemia”, afirma Carlos.

Produção local e distribuição de máscaras em Xambioá

Outra ação da Votorantim Cimentos para apoiar a economia local e contribuir com a proteção da população de Xambioá é a confecção de máscaras artesanais. A empresa encomendou 1.400 máscaras de costureiras do município, gerando renda e fortalecendo a economia local.

As máscaras foram distribuídas aos empregados e familiares, aos prestadores de serviço (terceirizados) que trabalham na empresa, aos caminhoneiros, à população em geral e à Casa de Acolhimento Andorinhas, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A entrega foi realizada pelo Conselho Comunitário, nesta semana, em locais de grande circulação em Xambioá.

“Distribuímos as máscaras nos principais pontos da cidade e salientamos a importância de cada um fazer a sua parte para se prevenir da doença. A ação conjunta entre o Conselho Comunitário e a Votorantim Cimentos é muito importante para mostrar às pessoas, mais uma vez, que há empresas e entidades atentas às necessidades locais e empenhadas em somar esforços com o município para superar desafios”, diz a presidente da Associação do Conselho Comunitário de Xambioá, Maria Madalena Costa Monteiro.

O uso das máscaras atende ao decreto da Prefeitura Municipal de Xambioá que tornou obrigatório o uso da proteção em locais públicos e em estabelecimentos comerciais, alinhado com as recomendações do Ministério da Saúde e com as práticas adotadas para prevenção à Covid-19.

 

Apoio à Gestão Pública no combate ao coronavírus

O município de Xambioá também foi contemplado com o programa AGP (Apoio à Gestão Pública), que atuará junto com as lideranças locais para estruturar um plano de ação que auxilie no controle do avanço do coronavírus em seu território, considerando prevenção, tratamento e orientações para a população.

Por meio de uma consultoria exclusiva coordenada pelo Instituto Votorantim, as ações seguirão as recomendações técnicas de organismos oficiais como Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS)

“A consultoria do AGP irá atuar por quatro meses em Xambioá e realizará encontros e reuniões – de forma virtual – com os gestores técnicos para estruturar e implementar as melhores iniciativas com o objetivo de apoiar a estruturação da assistência de saúde municipal, visando a melhor aplicação dos recursos e o bem-estar da população”, diz Fernanda Deleu, consultora de Transformação Social da Votorantim Cimentos.

Fonte e Fotos: Oficina de Comunicação

#SóNaGazeta
#Xambioá
#Covid19
#Pandemia