Com intuito de ofertar oportunidades de acesso às diversas modalidades esportivas para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, o governador do Tocantins, Mauro Carlesse, lançou na noite desta quarta-feira, 1° de setembro, no Estádio Gilberto Resende Rocha (Resendão), em Gurupi, o programa Monitoria e Acompanhamento Esportivo e Escolar (MAEE). A iniciativa vai atender cerca de 4 mil crianças e adolescentes, inicialmente nos municípios de Gurupi, Porto Nacional, Palmas e Araguaína.

O governador Mauro Carlesse destacou que o MAEE faz parte do programa Tocando em Frente. “Estamos trabalhando com várias frentes para levar benefícios para a população tocantinense e gerando oportunidades para os jovens. Com o Tocando em Frente, estamos fazendo investimentos em obras de infraestrutura, educação, saúde, além do fomento à produção e ações de inserção social”, destacou.

O programa será executado pela Secretaria de Estado de Educação, Juventude e Esportes (Seduc). Em sua primeira etapa, será ofertadas aulas de iniciação esportiva nas seguintes modalidades: badminton, natação, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, futebol de campo, futsal, futevôlei, voleibol e handebol.

A titular da Seduc, Adriana Aguiar, explicou que o programa visa ao desenvolvimento integral das crianças e adolescentes.  “Trabalhamos com várias frentes para gerar oportunidades para nossas crianças e jovens, seja por meio das atividades educacionais desenvolvidas nas unidades de ensino, das capacitações do Juventude Empreendedora 2.1 e agora com esse programa que incentiva a prática esportiva em diversas modalidades. Todas essas ações se somam”, pontuou.

Os treinamentos serão desenvolvidos nos espaços esportivos públicos de propriedade do Governo do Tocantins ou em parceria com os municípios, visando contribuir com o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, por meio da iniciação esportiva de modalidades coletivas e individuais para a comunidade, além de promover a integração, o senso de solidariedade, a tolerância e o respeito mútuo associado ao fair play (filosofia adotada em desporto que prima pela conduta ética no esporte).

Inscrições

Em Gurupi, as inscrições para o MAEE iniciaram nesta quarta-feira, 1º de setembro, no Estádio Resendão, onde seguem até amanhã. Nos próximos dias, as inscrições serão realizadas nos locais onde ocorrerão as aulas – Ginásio Idanizete de Paula Silveira Melo (futsal, handebol, voleibol); Estádio Rezendão (futebol de campo); Centro Olímpico (atletismo) e no Centro de Ensino Médio Ary Ribeiro Valadão Filho – (tênis de mesa).

A estudante Marcela Borges Dias da Silva, da 2ª série do ensino médio, do Centro de Ensino Médio Bom Jesus, já garantiu sua vaga nas aulas de vôlei de praia. “Eu tenho muita afinidade com esse esporte e estou muito feliz com essa oportunidade. É um grande incentivo do Governo do Tocantins para as crianças e jovens. Está de parabéns”, comemorou.

Marcos Isaac Lacerda Leite, aluno do Educandário Evangélico Ebenézer, compareceu ao evento de lançamento do programa e também fez a sua inscrição. “Futebol, esse foi o esporte que eu escolhi junto com o meu pai. Já pensou se conseguir evoluir e me tornar um jogador profissional?! Esse programa é uma ótima oportunidade para nós jovens”, refletiu.