A gerência de Proteção Social Básica, Bolsa Família e Benefícios da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) promove desta segunda-feira, 26, até a quarta-feira, 28, Oficina de Alinhamento do Guia de Visita Domiciliar (GVD) do Programa Criança Feliz (PCF). A capacitação acontece das 8h às 18h com intervalo para almoço, no prédio dos Conselhos e Comissões, em Palmas.
O secretário executivo da Setas, Tiago Costa, durante abertura do evento, falou da importância das visitas domiciliares para o fortalecimento do papel das famílias no cuidado, proteção e educação das crianças na primeira infância. “As visitas aos domicílios estimula a responsabilidade dos adultos no dia-a-dia da criança, além de reforçar os vínculos afetivos”, ressaltou ele.
A Oficina é direcionada aos supervisores municipais dos 51 municípios tocantinenses que aderiram ao PCF, que já estão habilitados a capacitarem as equipes de visitadores do município. “A proposta é nivelar os conteúdos do Guia de Visita visando à uniformidade, mas respeitando as especificidades de cada município”, afirmou a coordenadora do Programa no Tocantins, Katilvânia Guedes.
Supervisora do PCF em Ananás, distante cerca de 500 km de Palmas, Aparecida Borges, disse que o desenvolvimento do Programa em sua cidade está dentro do esperado. Já a supervisora de Rio Sono, Maria Alcione Cursino, falou que no início foi muito difícil, mas que atualmente a população já tem conhecimento do PCF e agora solicita sua inclusão nas visitas.
Entre os conteúdos a serem trabalhados na Oficina está a importância da primeira infância, a trajetória do PCF, intersetorialidade, a importância da visita domiciliar, prontuário eletrônico do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e financiamento do PCF.
Programa Criança Feliz
O Programa Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal para ampliar a rede de atenção e o cuidado integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.
O PCF se desenvolve por meio de visitas domiciliares com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, buscando envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.
fonte: Setas