O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência da PM (Proerd), realizou na manhã desta quinta-feira, 23, a formatura geral de aproximadamente 3 mil alunos das redes públicas e particulares de ensino de Palmas.
O evento teve início às 08 horas com apresentações artísticas Circenses e do Colégio Militar, com Fanfarra e Pelotão de Elite do CPM, seguido às 09 horas pela solenidade de formação dos estudantes que se dedicaram por um semestre a uma didática de conhecimento e autoestima.
Realizado no Espaço Cultural de Palmas, o momento teve seu marco com a chegada do mascote DARE do Proerd, com uma entrada triunfal de tirolesa sobre os aplausos de todos os estudantes e sob os cuidados e parceria do Corpo de Bombeiros. Em seguida, após o pronunciamento das autoridades presentes, quatro alunos dentre todos, receberam uma bicicleta de premiação das melhores redações sobre a temática de resistência as drogas e à violência. Foram premiados os alunos Ana Vitória, da Escola Estadual Vila União; Elias Ribeiro, da Escola Municipal Monteiro Lobato, Kemilly Nunes, da Escola Estadual Novo Horizonte e Guilherme Kendall, da Escola Municipal Estevão de Castro.
A estudante Ana Vitória da Escola Estadual Vila União, uma das contempladas, leu sua redação para todos os presentes, e citou nesta a importância de respeitar o próximo e evitar atos que às vezes passam despercebidos como o “bullying”. “Eu agradeço ao Proerd por esta oportunidade de me ensinar a ficar longe das drogas e permitir que eu cresça respeitando e valorizando o meu amigo”, ressalta a aluna.
Em ato simbólico e contínuo de reconhecimento desta formação, a Deputada Estadual Luana Ribeiro e o coronel Jaizon Veras Barbosa, comandante geral da PMTO, entregaram para dois alunos selecionados, certificados de conclusão Proerd como um registro da dedicação e empenho no projeto. os demais alunos receberão nas suas escolas os respectivos certificados.
O Vice – Governador, Vanderlei Barbosa, em suas palavras corroborou as palavras do comandante geral da PMTO, sobre a meta da PM em implantar o Proerd em todos os 139 municípios. “Sem dúvida que o Proerd é uma excelente ferramenta para o desenvolvimento humano, formando famílias mais preparadas e, consequentemente, uma comunidade cada vez melhor. Por isso sua implantação em todos os municípios é obviamente uma grande oportunidade de propagar o respeito.”
Atualmente o Proerd é coordenado no Estado pela Tenente Coronel Alaídes Pereira Machado e conta com aproximadamente 53 instrutores ativos que proporcionam uma aproximação eficiente da comunidade, da família e da criança em uma rede que vem buscando a preparação e construção de uma cultura de paz proporcionada pela qualidade de vida e segurança.
Como uma das autoridades presentes, a Prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro anunciou estar imensamente feliz nesta formatura de 3 mil crianças, onde 2 mil são da rede municipal de ensino. “É muito bom ver a formação dessas crianças que serão o futuro do nosso país e saber que existem policiais militares que se dedicam incansavelmente a tal missão, dedicando todo seu tempo sem receber nada a mais por isso, o que prova a referência do Proerd e a importância do mesmo em todos os municípios do nosso Estado.” Ressalta a Prefeita.
No Tocantins, o Programa foi implantado em 2002 pela Polícia Militar como uma estratégia de policiamento comunitário para prevenir o uso de drogas e ações que gerem violência, sendo aplicado às crianças na faixa etária média de 4 a 14 anos de idade. O mesmo alcança ainda a comunidade, os pais, professores, alunos e vasto entorno social que recebem orientações através de cursos, reuniões e palestras, representando um esforço cooperativo entre a escola, a família e a Polícia Militar.