Foto – Divulgação

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO) prestigiou nesta quarta-feira, 10, em Divinópolis, o lançamento do Programa “Opera Vale”, que vai realizar diversas Cirurgias Eletivas na Região do Vale do Araguaia. Promovido pelo Consórcio do Vale do Araguaia, o programa desde 2021 tem o apoio efetivo do COSEMS-TO.

O Presidente do COSEMS-TO, Rondinelly Souza, participou do lançamento do Programa. Ele explicou que desde 2021 o Conselho tem buscado fora do Estado, novos formatos organizativos que venham a garantir acesso à saúde para os cidadãos do Tocantins.

“Estivemos no ano passado em Minas Gerais, de forma conjunta, conhecendo o funcionamento dos Consórcios. Hoje, ao ver esse projeto ser implementado oficialmente no nosso Estado, temos a confirmação de que sempre estivemos no caminho certo. Agora temos a confiança de que vamos zerar as filas de cirurgias eletivas na nossa região. Não poderia deixar de parabenizar o prefeito de Marianópolis, Isaías Piagem, Presidente do Consórcio, e também da Prefeita de Caseara Ildislene Santana, em nome de todos os Gestores da Região.”, declarou.

De acordo com o Diretor de Regionalização do Conselho, Wilkey Fernando Lourenço, esse lançamento é uma conquista inédita não só para a região, mas para todo o Tocantins.

“Sabemos do empenho em conjunto para que esse projeto saísse do papel e o quanto ele é importante para a nossa região. Eu que sou de Cristalândia, por exemplo, sei o quanto o programa auxiliará uma demanda reprimida na nossa cidade, assim como nos demais municípios que fazem parte do Consórcio. Aproveito para reforçar mais uma vez o compromisso e apoio do COSEMS Tocantins, para continuar auxiliando em ações e projetos como este, que tanto beneficiam a nossa população”, disse.

De acordo com o consórcio, o fluxo de cirurgias ocorrerá da seguinte maneira: em Araguacema serão realizadas as cirurgias da cidade, de Dois Irmãos e de Caseara. Em Cristalândia serão realizadas as cirurgias locais, de Barrolândia, Pugmil e Nova Rosâlandia. Em Divinópolis serão realizadas as cirurgias da cidade, de Abreulândia, Marianópolis e Monte Santo. E em Pium, além das cirurgias do município, serão realizados os procedimentos de Chapada de Areia e Lagoa da Confusão.

As cirurgias que serão disponibilizadas neste primeiro momento são: Herniorrafia com e sem ressecção; Colpoperineoplastia; Laqueadura Tubária; Cirurgia de Piterígio; Cirurgia de Catarata; Colecistectomia; e Vasectomia.

Fonte -Ascom Cosems