Hora de apresentar a vocês o projeto ‘Arte, Corpo, Bambu Tocantins’. Este projeto é uma iniciativa inovadora que explora o uso do bambu, a planta das mil formas, é um mergulho em pesquisas para exercícios físicos e atividades circenses, valorizando o corpo e a natureza em perfeita harmonia. O projeto ‘Arte, Corpo, Bambu Tocantins’ foi contemplado pelo edital da Lei Paulo Gustavo e gerido pelo Governo do Estado do Tocantins via Secretaria da Cultura.
A artista circense Marcela Pultrini erradicada no Tocantins desde 2014, iniciou o estudo com os bambus em 2019 quando Kadu Olivie realizou um treinamento no Circo Os Kaco com os conhecimentos adquiridos em uma residência presencial com a Escola Nós no Bambu em Brasília, em 2022, Marcela foi contemplada por meio de um edital para participar de uma residência artística online para ser também uma multiplicadora dos estudos dos manuais da Escola Nós no Bambu, desde então realiza a pesquisa junto ao artista circense Kadu Olivie para a multiplicação desse conhecimento.
Com o projeto Arte, Corpo, Bambu Tocantins, foi possível realizar um rico intercâmbio presencial com as instituições que são precursoras dessas técnicas no Brasil, utilizando equipamentos acrobáticos de bambu. A iniciativa promoveu encontros com Marcelo Rio Branco e Meliryn Mel, do Espaço Integral Bambu em Brasília (DF), Flávia Almeida, do espaço Corpo Bambu em Alto Paraíso (GO), e Poema Mühlenberg, da Escola Nós No Bambu no Galpão Bambu em Brasília (DF). Esses momentos de troca contribuíram para expandir o conhecimento técnico e artístico no uso do bambu como ferramenta inovadora para práticas físicas e circenses.
O projeto proporcionou também a aquisição da matéria-prima que foi trazida de Brasília para a construção dos equipamentos acrobáticos. Kadu Olivie realizou o tratamento de todas as varas, a pesquisa e concepção dos equipamentos e juntamente com Francisco Gomide realizaram a construção desses equipamentos que foram doados para o Ponto de Cultura Associação Cia Os Kaco a ser integrado nas atividades educativas circenses no Projeto Arte e Cidadania no Circo.
Como contrapartida, a proponente do projeto, Marcela Pultrini, realizou oficinas inclusivas e educativas em Palmas e Taquaruçu – TO. Uma delas foi voltada para adultos da comunidade surda, promovendo acessibilidade e empoderamento por meio da atividade física e arte. Outra oficina foi destinada às crianças do projeto Arte, Circo e Cidadania, do Circo Os Kaco, incentivando a criatividade e o envolvimento com práticas sustentáveis, e inclusive como resultado desse incentivo, foi criado a Mostra TaquaruCirco – Corpo Bambu, por Kadu Oliviê e Co-participação de Francisco Gomide, apresentado como encerramento das atividades do semestre das crianças frequentadoras do projeto Arte, Circo e Cidadania, do Circo Os Kaco.
Além disso, os equipamentos adquiridos e confeccionados através do projeto – pirâmides, tripés e bastões de bambu – foram doados ao Centro Cultural Circo Os Kaco, ampliando as possibilidades de atividades no espaço e reforçando a sustentabilidade como pilar do projeto.
Contemplado pela Lei Paulo Gustavo, o projeto é gerido pelo Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual de Cultura. A iniciativa destaca o potencial do bambu como material versátil e ecológico, promovendo o desenvolvimento cultural, artístico e comunitário em conexão com práticas sustentáveis e inclusivas.