Estudantes de 26 escolas das redes estadual e municipal de Gurupi serão beneficiados com tecnologias na educação, por intermédio do projeto TO Ligado, que foi lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), nesta quinta-feira, 28, no auditório da Universidade de Gurupi (UnirG). O projeto é uma parceria entre o Governo do Estado, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Ministério da Educação (MEC) e prefeitura municipal.
Durante a solenidade foi assinado um termo de cooperação técnica pelo vice-governador, Wanderlei Barbosa, pela titular da Seduc, Adriana Aguiar, e pelo prefeito de Gurupi, Laurez Moreira. O objetivo é a garantia de avanços, por meio do uso de tecnologias digitais, da educação. Serão mais de 490 professores e 9.819 estudantes gurupienses beneficiados nesse processo.
Conforme a secretária Adriana, o investimento será feito em ações e materiais para toda a comunidade escolar, com uma proposta inovadora. “A forma como os recursos são aplicados trará excelentes resultados, pois eles serão investidos em diversas áreas. Não será somente para aquisição de equipamentos de informática, mas esse investimento é destinado à formação de professores qualificados em Tecnologias da Informação e Comunicação Educacionais, além do desenvolvimento de atividades pedagógicas mediadas por meio de tecnologias”, apontou.
O estudante Pedro Henrique Moura, do Colégio Estadual Ary Ribeiro Valadão Filho, disse que a implantação do projeto é uma inovação necessária. “Vivemos em um mundo conectado e essa oportunidade soma com atividades já desenvolvidas por alguns professores. Os investimentos irão facilitar o desenvolvimento dessas atividades e teremos melhores condições de acesso à internet e informação”, destacou.
O representante do BNDES, Conrado Leiras, explicou como o Tocantins foi escolhido para receber o subsídio para fomentar o uso de tecnologias. “O Tocantins foi contemplado após ser sorteado por meio de Chamada Pública do BNDES, no ano passado. Foram recebidos projetos de 26 unidades federativas e sorteado apenas um estado de cada região do País. O projeto tocantinense foi muito bem articulado pela equipe e o investimento não é em vão”, contou.
Presente no evento, o vice-governador Wanderlei Barbosa destacou a importância de parcerias entre governos municipal, estadual e federal e que o projeto é um incentivo ao futuro dos estudantes. “A parceria com o BNDES é importante. Esse projeto fomenta a inovação nas escolas e contribui para o futuro”, frisou.
Participaram da ação, autoridades e representantes do poder público municipal de Gurupi, do Governo do Estado e do BNDES, além de estudantes e comunidade.
Investimentos
O contrato de aplicação dos recursos, firmado entre o Estado e o BNDES, foi assinado pelo governador Mauro Carlesse no dia 18 de dezembro. Por meio de contrato, o banco concede ao Tocantins a colaboração financeira do fundo não reembolsável para a educação, no valor de R$ 3.513.900,00, a ser utilizado na implantação de um dos eixos do Programa Educação Conectada e Inovação – Implementação e Uso de Tecnologias Digitais. O investimento é para Gurupi e Araguaína. Em Araguaína, o lançamento está previsto para o dia 2 de abril.
O programa
O Programa Educação Conectada é desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação (MEC), na intenção de fomentar o uso da tecnologia como ferramenta pedagógica nas escolas públicas de educação básica, testando modelos e criando oportunidades de aprendizado nas diferentes realidades brasileiras.