Foto – Divulgação
Fruto do Projeto Mais Participação e Agroecologia, realizado pelo Centro de Defesa das Crianças e Adolescentes do Tocantins – Cedeca Glória de Ivone, em parceria com o Permatoca e a Escola Fidêncio Bogo, 5 bacias de evapotranspiração (BET) estão sendo construídas em casas da comunidade de Taquarussu Grande. No feriado de Tiradentes (21 de abril) também foi construído um círculo de bananeiras na Igreja Assembleia de Deus ministério plenitude, a construção capta a água da pia da igreja impedindo que ela seja descartada indevidamente.
Uma técnica da permacultura, as BETs são uma maneira sustentável de promover saneamento básico, as estruturas coletam o esgoto das casas e transformam os resíduos em adubo para as plantas enquanto a água evapora evitando a contaminação do solo e do lençol freático.
O funcionário público José Neto conta como foi participar do projeto e ser beneficiado com uma das BETs: “Um projeto que é novidade para mim e minha família, graças a iniciativa Cedeca agora estamos conhecendo essa maneira de viver em respeitando a natureza e produzindo alimentos de uma forma prática e ecologicamente correta”.
Projeto Mais Participação e Agroecologia
O Projeto foi iniciado no fim de 2020 e está na sua etapa final, Barbara Xavier, assistente social e coordenadora da iniciativa expõe as metas do Projeto: “Ele tinha como maior objetivo fortalecer as vozes da comunidade e o sentido de participação e proteção tanto de crianças e adolescentes como do meio ambiente”.
A iniciativa já formou duas turmas de assessores populares socioambientais, uma de adolescentes realizada na Escola de Tempo Integral (ETI) Professor Fidêncio Bogo e outra de adultos feita na igreja evangélica Assembleia de Deus ministério plenitude, um dos principais locais de convívio social na comunidade.
O curso discutia sobre os direitos de crianças e adolescentes, agroecologia, técnicas de saneamento sustentável e ainda teve como fase final a elaboração de um Plano de Incidência Socioambiental.
O projeto é realizado em parceria com a KZE/Misereor, o Permatoca, o Ecocentro Sabiá e à ETI Fidêncio Bogo, apoiado pelo Instituto EDP e o patrocínio é feito pela INVESTCO e LAJEADO ENERGIA S.A, por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Palmas.
Contribua com o Cedeca
Uma Organização Não Governamental (ONG) com quase 15 anos de atuação o Cedeca viabiliza suas atividades por meio de financiamentos, internacional ou vindos de fundos, mas também é construído pelo trabalho voluntário da maior parte de sua equipe. Para se voluntariar ou fazer uma doação, de materiais ou dinheiro, basta acessar o site do Cedeca, ou visitar suas redes sociais: Instagram, Twitter e Facebook.
Por Karina Custódio – Assessoria Cedeca