Um dos maiores eventos de ciência e tecnologia do país, a 18ª Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), realizada em São Paulo, tem participantes de escolas públicas e privadas de todas as regiões. Ser premiado nesta feira, além de credencial para voos ainda mais altos, significa o reconhecimento da excelência do projeto e da dedicação de alunos e professores pesquisadores.

Este é o momento vivido pelos alunos Gustavo Alves, Samuel Cavalcante e Sophia Lira de Paula, da ETI Luiz Nunes de Oliveira, localizada no Distrito de Buritirana, em Palmas.  Sob orientação do professor Rosielson Soares, eles foram premiados na categoria Excelência Fenadante – Feira Nacional de Ciência e Tecnologia Dante Alighieri),com a pesquisa Leitura e Interpretação de Pictogramas em Bulas/Rótulos de Agrotóxicos. O projeto foi um dos premiados na Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia (Fecit 2019).

Leia: #FiqueEmCasa: Treinadores garantem que mesmo em casa é possível se exercitar

A premiação credencia os pesquisadores a apresentarem o projeto na 2ª Feira Nacional de Ciência e Tecnologias Dante Alighieri, sediada no Colégio Dante Alighieri, também em São Paulo, entre os dias 23 e 26 de setembro de 2020. Orientador da turma, o professor Rosielson Soares acredita que o prêmio foi merecido. “Os meninos trabalharam muito para alcançar esse resultado”, reconhece.

A cerimônia de encerramento da 18ª Febrace aconteceu no dia 4 de abril, e foi transmitida ao vivo via internet devido às medidas contra a disseminação do coronavírus (Covid-19), assim como demais eventos da feira que eram previstos para serem presencias. A apresentação dos 345 projetos finalistas, também via internet, aconteceu dia 24 de março, e para isso os alunos e professores se reuniram na escola, devidamente protegidos por máscaras, para explicar a importância da pesquisa voltada especialmente aos trabalhadores que manejam agrotóxicos.

A Fenadante

É uma feira de projetos de ciências e tecnologia que tem como um de seus objetivos a divulgação das pesquisas de pré-iniciação científica desenvolvidas por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares de todo o Brasil. A edição deste ano pela primeira vez estará aberta à participação de escolas  de todo o mundo.

fonte: Secom