Muitos pacientes estão internados para tratamento de saúde e acompanhantes não podem sair da unidade para cuidar do visual. Tendo em vista isso, o Hospital Geral de Palmas (HGP) contou com a 3ª edição do projeto “De Bem com o Espelho”, recebendo voluntários que ofertaram mimos aos pacientes, acompanhantes e servidores da unidade, com objetivo principal de resgatar a autoestima e a beleza destas pessoas. Entre as cortesias oferecidas, estavam cortes masculinos e femininos, higienização capilar, design de sobrancelhas e oficina de turbantes.
De acordo com a responsável pelo Setor de Humanização do HGP, Goiamara Borges, é essencial essa parceria com os profissionais da área da beleza, que doam um pouco do tempo deles para que possam está se dedicando ao próximo. “Para nós é um grande prazer poder contar com estes voluntários, para que possamos levar alegria e melhorar a autoestima dos pacientes, acompanhantes e servidores da unidade hospitalar. E essa ação faz parte do projeto de voluntariado do HGP”, comentou.
Voluntários
O hair stylist Peres Watson, que tem 18 anos de experiência na área da beleza fala um pouco da iniciativa de elevar autoestima das pessoas e fazer o bem. “Eu acredito que cada pessoa que seja bom em algo que faz, deveria ajudar seu próximo. Nós estamos fazendo este trabalho no HGP periodicamente , estamos na a 3ª edição, ’De Bem com o Espelho’ significa levar a beleza para as pessoas por meio de voluntariado e fazer estas pessoas se olharem e sorrirem”, disse. “Conseguimos ver a pessoa se olhar antes do procedimento de corte e depois de finalizar o cabelo. Arrancar um sorriso, é algo muito gratificante. Meu coração enche de alegria! Hoje eu levei mais voluntários e a intenção é aumentar este número cada vez mais para beneficiar essas pessoas que necessitam do nosso serviço”, declarou.
A servidora Cristiane Ferreira dividiu seus conhecimentos sobre o turbante. “Eu gosto de fazer esta oficina que além de levantar autoestima, diminui a segregação racial, mostrando que o turbante não é voltado somente para pessoas negras, qualquer pessoa pode usar, assim esta divisão se reduz”, explicou. “Durante as oficinas as pessoas ficam bem animadas, isso é muito legal. O turbante leva alegria e colore a vida. Com o acessório podemos fazer diversas composições com outras roupas”.
A maquiadora e design em sobrancelhas, Maisa Moraes fala que é a primeira vez que participa desta ação. “Eu sempre tive isto comigo: quanto mais eu crescesse, mais prestaria o serviço à comunidade. Quando você faz o bem, o bem retorna para você. Então sempre for possível, vou fazer este tipo de evento”, afirmou.
O empresário de Barbearia, Leonardo Pacheco, falou da sua primeira experiência no projeto. “Eu achei interessante e quis participar do projeto para poder ajudar mais pessoas. Graças a Deus estou aqui e vi a alegria dos pacientes, acompanhantes e servidores da unidade. Foi algo diferente e bacana”, concluiu.
O resgate da autoestima
“Eu estou acompanhando meu pai no hospital e como não tive oportunidade de sair para cortar o cabelo achei ótima esta ação. Sinto-me mais jovem! Muito importante o trabalho dos voluntários”, animado, o acompanhante Abdenego Nolêto, morador de Palmas, expressou seu agradecimento.
As instituições ou pessoas que desejam ser voluntárias ou doar algum produto para o HGP devem procurar a coordenação de Humanização da unidade ou ligar no (63) 3218-7898.
Fonte: Ascom Sesau
________________________________________________________________________