Nos dias 12 e 13 de agosto, a aldeia Funil, localizada no município de Tocantínia, foi palco de importantes ações do Projeto Sorriso nas Aldeias, uma iniciativa da Área Técnica de Saúde Bucal da Diretoria de Ação Primária (DAP) da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO). O projeto tem como meta beneficiar aproximadamente 14 mil indígenas em diversas regiões do Estado, promovendo cuidados essenciais com a saúde bucal.

 “O Tocantins tem sido um estado referência e um dos pioneiros no tocante a integração da saúde indígena dentro dos territórios, tanto na pauta de saúde bucal como também a saúde da atenção primária no contexto geral. E um desses projetos é o Sorrindo no SUS, e o Sorrindo nas Aldeias, como também temos outros projetos em várias áreas da atenção primária” informou a diretora de Atenção Primária da SES-TO, Cleidimar Rodrigues Soares de Abreu.

As atividades desenvolvidas na aldeia Funil incluíram uma peça teatral voltada para as crianças, com o objetivo de ensinar e estimular a prática correta de higiene bucal. Além disso, foram distribuídos kits de higiene bucal e realizadas escovações supervisionadas, garantindo que os pequenos aprendessem na prática os cuidados necessários.

“Para nós hoje é um dia muito importante, pois nós sabemos quais são as dificuldades para manter o trato na área da odontologia, e nos sentimos felizes com a presença de todos os envolvidos” agradeceu o Pajé da Aldeia Funil, Elson Krensu.

As ações do Projeto Sorriso nas Aldeias têm se mostrado fundamentais para a promoção da saúde bucal entre a população indígena, fortalecendo a prevenção de doenças e melhorando a qualidade de vida das comunidades atendidas. A continuidade desse trabalho é vista como um passo importante na construção de um futuro mais saudável para todos.

Parcerias

O projeto Sorriso nas Aldeias conta com o apoio e mãos do Ministério da Saúde, da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Distrito Sanitário Especial Indígena Tocantins – DSEI/TO, Universidade Ulbra e Colgate.

“Temos como objetivo realizar um levantamento da condição da saúde bucal da população indígena do Tocantins, e trabalhamos prevenção e saúde aliando aos projetos de extensão e pesquisa.” relatou a Coordenadora do Curso de Odontologia da ULBRA Tocantins, Tássia Borges.

“Todos os parceiros envolvidos são de suma importância, pois de forma complementar cada um faz uma coisa, cada um tem uma expertise, cada um desenvolve um trabalho, gerando resultados grandiosos na cobertura de saúde bucal da população indígena do Tocantins. E com os bons resultados que estamos alcançando a intenção é que o programa Sorrisos nas Aldeias seja uma coisa que se perpetue.” explicou o responsável pela Área Técnica de Saúde Bucal da SES-TO, Luiz Fernando Varrone.