Onze municípios tocantinenses tiveram acesso à cinema, teatro, cultura, informação, serviços e ações educativas nos últimos dois meses, com a programação do projeto Ligados, da Energisa. O projeto que viaja o Tocantins com o caminhão Nossa Energia, além de ampliar o diálogo com os clientes, também promove a economia de energia com a troca de lâmpadas comuns por LED e realiza o cadastro na Tarifa Social, que pode gerar uma redução de até 65% no valor da tarifa de energia.

Nessas 11 cidade foram substituídas 4.101 lâmpadas, realizados 691 cadastros na Tarifa Social e cerca de 6 mil pessoas, entre estudantes das redes públicas de ensino e comunidade em geral, tiveram acesso ao Caminhão Nossa Energia e atrações culturais. Os clientes puderam tirar dúvidas sobre tarifa, tarifa rural, composição da conta de luz, regulação do setor elétrico, negociação de débitos, desligamento programado, cadastro na tarifa social, além de outros serviços.

Com o grupo de teatro Art’Palco, os palhaços Batatinha e Cocada e cinema, tudo gratuito para a população, o projeto Ligados percorreu as cidade de Araguatins, São Bento do Tocantins, Darcinópolis, Wanderlândia, Santa Fé do Araguaia, Monte do Carmo, Pium, Crixás do Tocantins, Formoso do Araguaia, Sandolândia e Palmeirópolis.

 

“O teatro e sua função social que é formar e informar por meio da arte. Isso marcou esse trabalho com a Energisa. É muito importante quando uma empresa entende essa função da arte e a utiliza como um canal para estar mais próxima de seus clientes. Sem dúvida, viajar conhecer 11 municípios e o seu povo foi uma grande experiência para o Art’Palco”, avalia Luiz Navarro, diretor e ator do grupo Art’Palco.

Durante o projeto também foram exibidos os filmes O Palhaço, com a direção e atuação de Selton Mello, e Narradores de Javé, com direção de Eliane Café, duas produções nacionais cedidas pela Bananeira Filmes. “O Ligados levou cultura e informação para a população, ampliou o acesso dessas comunidades à arte e nos deu a oportunidades de estar ainda mais próximos de nossos clientes”, Leandro Fernandes, coordenador de Gestão de Projetos e Qualidade.

O estudante Marco Gabriel Magalhães Silva, de 9 anos, da Escola Municipal Cantinho do Saber, de Sandolândia, contou um pouco do que aprendeu no Caminhão Nossa Energia. “Aprendi os riscos de mexer com energia elétrica e também como posso ajudar a minha família a economizar. Também vi o teatro e filmes, tudo muito legal.”

O Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Tocantins é parceiro do Ligados e esteve junto com o projeto nas 11 cidades visitadas. “Essa parceria permitiu que o conselho estivesse presente em vários municípios do interior em uma ação que uniu a arte e a cultura para levar informação para o consumidor. Falar de economia de energia e segurança de forma lúdica faz com que a mensagem seja mais acessível para todos”, pontua Rudnei Fonseca, presidente do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Tocantins.

Canais

Os clientes da Energisa têm a sua disposição as Agências de Atendimento presencial e os canais 24 horas: aplicativo de celular Energisa On, site (www.energisa.com.br), e Call center 0800 721 3330. O aplicativo Energisa On pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos. Nele, o cliente pode solicitar serviços como segunda via, consulta de débitos, informar a falta de energia e acompanhar solicitação de serviços. Quando fizer contato com a concessionária, é importante que o cliente atualize seus dados como e-mail e telefone.