A Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins (COEQTO) promoveu o I Reencontro entre Gerações das comunidades: Baião, Lajeado, Lajinha, Poço D’Antas e São Joaquim. Com o intuito de fortalecer a identidade da Instituição junto aos seus representados, o Projeto conta com o financiamento CESE. O evento foi sediado na Comunidade São Joaquim e reuniu mais de 60 remanescentes de quilombola durante os dois dias de atividades, no último final de semana de fevereiro.
Durante o encontro houve troca de experiências entre as diferentes faixas etárias que se encontravam presentes. Em rodas de conversas foram discutidos assuntos relacionados a ancestralidades, território, vínculos entre as comunidades, as práticas e os saberes das comunidades desde a produção até os cuidados com a saúde.
A Coordenadora da COEQTO, Celenita Gualberto, mediou os debates e na mesa sobre a diferença entre identidade e território. Em um estudo realizado pela Coordenadora juntos às mulheres das Comunidades Lajeado e São Joaquim, identificou-se que as duas comunidades fazem parte de um mesmo território. “as mulheres entenderam que nós fazemos parte de um mesmo território por causa do vínculo sanguíneo, o cuidado uns com os outros e as práticas comunitárias”, explicou Gualberto.
O presidente da Associação de Remanescentes de Quilombola do Baião, Siran Nunes, falou sobre a importância do evento para a troca de conhecimentos. “Está sendo muito bom porque a gente está tendo conhecimento com todas essas falas que a gente já ouviu sobre essa cultura de ser quilombola que vem dos nossos avós, bisavós”, enfatizou Nunes.
O encontro foi intitulado: I (Re) encontro entre gerações, que além de aproximar as comunidades também foi um momento de aproximar a COEQTO dos quilombos. A mobilização foi realizada pela Coordenadora Celenita Gualberto e a Assessora de Comunicação, Maryellen Crisóstomo, que visitaram as comunidades para promoção do evento. A realização do foi em parceria com a Comunidade São Joaquim que disponibilizou hospedagem solidária para os participantes e também ficou responsável pelo preparo da alimentação, além da confecção das lembrancinhas do encontro.
Essa ação estava prevista no Projeto de Fortalecimento Institucional da COEQTO, financiado pela Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CESE.
texto e foto: Jornalista Maryellem Crisostomo