Projeto promove I encontro entre gerações quilombolas de cinco comunidades

| Gazeta do Cerrado - Para mentes pensantes | - 11/03/2020

Última atualização em 11/03/2020 20:46

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

A Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins (COEQTO) promoveu o I Reencontro entre Gerações das comunidades: Baião, Lajeado, Lajinha, Poço D’Antas e São Joaquim. Com o intuito de fortalecer a identidade da Instituição junto aos seus representados, o Projeto conta com o financiamento CESE. O evento foi sediado na Comunidade São Joaquim e reuniu mais de 60 remanescentes de quilombola durante os dois dias de atividades, no último final de semana de fevereiro.

Durante o encontro houve troca de experiências entre as diferentes faixas etárias que se encontravam presentes. Em rodas de conversas foram discutidos assuntos relacionados a ancestralidades, território, vínculos entre as comunidades, as práticas e os saberes das comunidades desde a produção até os cuidados com a saúde.

A Coordenadora da COEQTO, Celenita Gualberto, mediou os debates e na mesa sobre a diferença entre identidade e território. Em um estudo realizado pela Coordenadora juntos às mulheres das Comunidades Lajeado e São Joaquim, identificou-se que as duas comunidades fazem parte de um mesmo território. “as mulheres entenderam que nós fazemos parte de um mesmo território por causa do vínculo sanguíneo, o cuidado uns com os outros e as práticas comunitárias”, explicou Gualberto.

O presidente da Associação de Remanescentes de Quilombola do Baião, Siran Nunes, falou sobre a importância do evento para a troca de conhecimentos. “Está sendo muito bom porque a gente está tendo conhecimento com todas essas falas que a gente já ouviu sobre essa cultura de ser quilombola que vem dos nossos avós, bisavós”, enfatizou Nunes.

O encontro foi intitulado: I (Re) encontro entre gerações, que além de aproximar as comunidades também foi um momento de aproximar a COEQTO dos quilombos. A mobilização foi realizada pela Coordenadora Celenita Gualberto e a Assessora de Comunicação, Maryellen Crisóstomo, que visitaram as comunidades para promoção do evento. A realização do foi em parceria com a Comunidade São Joaquim que disponibilizou hospedagem solidária para os participantes e também ficou responsável pelo preparo da alimentação, além da confecção das lembrancinhas do encontro.

Essa ação estava prevista no Projeto de Fortalecimento Institucional da COEQTO, financiado pela Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CESE.

texto e foto: Jornalista Maryellem Crisostomo

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim Jacob
[email protected]

CEO, CFO, Diretor Executivo e Marketing: Marco Aurélio Jacob
[email protected]

Expediente

Sub Editor: Brener Nunes

Repórter: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Presidente do Conselho Consultor: Stênio Jacob

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
[email protected]

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 981-159-796
[email protected]