Capacitar os jovens para facilitar o ingresso no mercado de trabalho é um dos objetivos do projeto Qualifica Jovem Porto, idealizado pela Fundação Municipal da Juventude de Porto Nacional que está oferecendo gratuitamente 192 vagas para cursos profissionalizantes, que serão distribuídas entre a cidade de Porto Nacional e o Distrito de Luzimangues. Serão sete cursos gratuitos ministrados pelo Senai Tocantins, com cargas horárias que vão de 12 a 170 horas/aula. As inscrições poderão ser feitas até a próxima sexta-feira, 20.

A cidade de Porto Nacional terá vagas para as áreas de Informática básica, fabricação de tortas doces, montagem e fabricação de pizzas, e classificação de grãos, sendo 20 vagas para cada turma, com exceção dos cursos de mecânico de motos, 40 vagas, e operador de computador, 16 vagas. Para o distrito de Luzimangues as vagas são de Assistente Administrativo, 20 vagas, e operador de computador, 36 vagas.

Com a oferta desses cursos, a Fundação da Juventude visa oportunizar aos jovens a possibilidade de geração de renda, impulsionando os participantes a abrirem seus próprios empreendimentos.

Para maiores informações a Fundação Municipal da Juventude disponibiliza o número de telefone: (63) 992023856, para quem mora em Porto Nacional ou pessoalmente no endereço: Av. Cuiabá Setor Novo Planalto, próximo ao supermercado catarinense. Já no Distrito de Luzimangues as dúvidas poderão ser esclarecidas tanto por telefone, pelo número (63) 992841698, ou pessoalmente na Subprefeitura ou na Escola Municipal Jacinto Bispo.