O Monitor das Secas, projeto que monitora a situação da estiagem em várias regiões do país, alertou nesta terça-feira (19) para uma anomalia na região sul do Tocantins. Os dados do monitor indicam que a área de seca com intensidade moderada teve aumento na região ao longo do mês de abril. Ao mesmo tempo, as áreas de seca fraca, ao norte do estado, tiveram redução.

Segundo o projeto, a área de seca grave no Tocantins permanece inalterada. Os dados foram coletados em abril e são considerados altamente relevantes, porque este é o período de transição entre a época chuvosa e a estiagem no estado.

Os dados meteorológicos indicam que de forma geral a quantidade de chuvas foi normal nas regiões leste e norte do Tocantins ao longo do mês. O aumento da área seca no sul foi registrado mesmo após precipitações acima do normal no primeiro trimestre do ano.

Os dados estão sendo processados na Agência Nacional de Águas (ANA). A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) disse que vai validar os dados com a ajuda das Defesas Civis dos municípios e do Corpo de Bombeiros. Não há indicação do que pode ter causado a anomalia.

O projeto é pioneiro e foi implantado no nordeste há alguns anos para monitorar o avanço das secas e antecipar ações que podem ajudar a solucionar problemas decorrentes da estiagem. No Tocantins, o monitoramento começou em janeiro de 2020.

fonte: TV Anhaguera