Com intuito de inaugurar o projeto TechInclusão, nesta quarta-feira, 15, às 14h30, foi realizada a aula inaugural do projeto, no Centro de Convenções Vicente de Paula Oliveira, Comandante Vicentão, em Porto Nacional. O evento marcou o lançamento oficial de uma importante iniciativa voltada para a inclusão digital e capacitação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social.


A cerimônia contou com a apresentação cultural do grupo de Folia das Mulheres de Cristo Operário, que trouxe uma vibrante exibição de tradições locais. Durante o evento, o secretário de Qualificação e Fomento à Geração de Emprego e Renda, do Ministério do Trabalho e Emprego, Magno Lavigne, ressaltou a importância do programa Manuel Querino.

“O programa Manuel Querino foi criado com o intuito de que estudantes de Institutos Federais e Universidades Federais que não possuem acesso à tecnologia possam usufruir e se qualificar na área tecnológica. Foram criadas 2.500 vagas pelo programa Manuel Querino no estado do Tocantins. A única forma de emancipar a juventude é pela educação,” afirmou o secretário.

O professor George França, coordenador geral do projeto TechInclusão, selecionado pelo programa Manuel Querino, também esteve presente na cerimônia e destacou o propósito do projeto. “O projeto é uma grande iniciativa do Governo Federal e do Ministério do Trabalho, de capacitação para a formação profissional aqui no Estado do Tocantins. A grande missão do projeto é formar e qualificar a juventude vulnerável para o mundo do trabalho,” disse França.

O evento também contou com a participação do prefeito da cidade de Porto Nacional, Ronivon Maciel, de membros da equipe do projeto, incluindo coordenadores, monitores e instrutores, assim como os cursistas inscritos, diversas autoridades e parceiros do TechInclusão.

O TechInclusão, tem como objetivo principal qualificar jovens de 16 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social para o mercado de tecnologia. O projeto oferece cursos presenciais e gratuitos em polos localizados nas cidades de Palmas, Tocantínia, Porto Nacional, Dianópolis e Arraias, proporcionando acesso à capacitação tecnológica em diferentes regiões do estado.

As aulas em Porto Nacional estão previstas para começar na próxima quarta-feira, 22 de maio, e em Dianópolis no dia 20 de maio. A expectativa é que os alunos atendidos alcancem independência financeira e crescimento profissional através das oportunidades proporcionadas pelo curso.

Texto: Assessoria de Imprensa