Uma noite para se emocionar e se divertir com a celebração do cancioneiro popular tocantinense. Assim foi a estreia do projeto Tocantins em Concerto, que aconteceu no último sábado, 30, em Araguaína, no Norte do Estado. Cerca de 300 pessoas prestigiaram o concerto musical, no auditório Padre Remígio Corazza, apresentado pela Orquestra Viva Música e os músicos Braguinha Barroso, Dorivã, Genésio Tocantins e Lucimar.

 

O repertório foi composto por canções autorais dos mestres da música popular tocantinense, acompanhado por cerca de 30 instrumentistas, sob a regência do maestro Bruno Barreto, com contrabaixo, piano, violão, bateria, metais, madeiras, contrabaixo acústico, violoncelos, violas e violinos.

 

A administradora Carla Emanuelly Damasceno esteve presente na apresentação em Araguaína. Ela conta que já acompanhava a carreira dos artistas regionais, mas impressionou-se com a energia do concerto com a orquestra. “Foi arrepiante e muito emocionante cada acorde, cada interpretação. Passei a admirar ainda mais a cultura regional e considero muito importantes projetos como estes que valorizam, merecidamente, os nossos artistas regionais e leva democratização da arte”, afirmou.

 

Um dos artistas pioneiros da música em Araguaína, o músico Madian Braga declarou que o projeto é uma forma de reconhecimento da arte e cultura produzida no Tocantins. “Foi uma exaltação à cultura regional com um alto nível de produção. Elevar as canções desses colegas da música regional com a interpretação da Orquestra Viva Música nos enche de orgulho de integrar essa classe musical tão talentosa do nosso Estado”, afirmou Braga. Outro músico de Araguaína que prestigiou a estreia do Tocantins em Concerto foi o Luiz Tupiniquim, que é também gestor cultural. “É um projeto que promove a expansão, a valorização e a democratização da cultura tocantinense e reconhece a grandiosidade dessas dos nossos artistas”, relatou.

 

O concerto musical conta com interpretação em Libras em todos as apresentações. Em Araguaína, Etelvina Esteves tem deficiência auditiva, prestigiou o evento acompanhado da família e amou a iniciativa. “Foi uma experiência incrível prestigiar esse concerto com a interpretação em Libras. Eu pude sentir a energia com vibração da música, é uma sensação muito bacana. Isso acompanhado de todos os elementos visuais, ver a animação desses artistas foi muito marcante. Que Araguaína possa contar sempre com projetos assim que promovam a acessibilidade”, expressou ela, por meio de Libras, interpretado pelo intérprete do projeto no município.

 

Agenda

A próxima apresentação do Tocantins em Concerto acontecerá em Gurupi, no Sul do Estado, no próximo sábado, 07, no Centro Cultural Mauro Cunha, às 19h30. De lá, a orquestra e artistas regionais seguem para Palmas, no dia 21 de maio, e Paraíso do Tocantins, no dia 28.

 

A entrada é 1 kg de alimentação na perecível e a arrecadação será distribuída a instituições beneficentes de cada município contemplado com o projeto.

 

Tocantins em Concerto

A realização é da Associação Viva Música e do Ministério do Turismo, com patrocínio da Energisa, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da Fundação Ormeo Junqueira Botelho e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) da Universidade Federal do Tocantins e Instituto Federal do Tocantins.

 

FICHA TÉCNICA

Realização: Ministério do Turismo e

Associação Viva Música

Patrocínio: Energisa

Cantores convidados: Braguinha Barroso, Dorivã Borges,

Genésio Tocantins, Lucimar.

Orquestração: Willames S. da Costa

Produção executiva: Eduardo Andrade

Coordenação geral: Wallas Alves

Coordenação administrava: Maxley Moratto

Assessoria de Imprensa: Cinthia Abreu

 

Orquestra Viva Música

I Violinos: Alexandre Gomes e Weliane Monteiro

II Violinos: Daniel Brandão, Helaine Santos e Lya Prehl

Violas: Ana Larissa

Violoncelos: Dionison Marcos e Maria Helena

Contrabaixo acústico: Moisés Alves

Flautas: Cleber Ferreira e Wallas Alves

Clarinetas: Robson dos Santos e Wemerson Martins

Saxofone: Lucas Fernandes

Trompa: Wilton Dourado

Trompete: Wedisson Monteiro e Matheus Dias

Trombones: Gabriel Candido e Jeremias Moreira

Bateria: Pedro Enus

Violão: Eddie Gomes

Piano: Anderson Cleyton

Contrabaixo elétrico: Felipe Araújo