Lagoa do Japonês, um dos atrativos mais belos do TO, chega a receber até 1500 turistas por dia em meses de grande fluxo.

 

Angel Lima / Especial para o Gazeta

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Tocantins (Sebrae/TO) investe cada vez mais no turismo tocantinense. Atualmente está em desenvolvimento o projeto Tocantins + Turismo cuja programação prevê atividades voltadas aos mais diferentes temas relacionados ao turismo como: empreendedorismo, gestão, formatação de produtos, finanças, marketing digital, dentre outros. As ações são promovidas por meio de outras capacitações, treinamentos e oficinas.

Todos aqueles que empreendem, na área do turismo poderão acessar as qualificações do Sebrae de maneira totalmente gratuita. Além de pequenos empreendedores o projeto visa alcançar gestores municipais, secretários de turismo e instituições do ecossistema turístico do Tocantins. O Tocantins + Turismo deve beneficiar 600 empreendedores presentes em 12 municípios de três regiões turísticas do Tocantins: Serras e Lagos, Encantos do Jalapão e Serras Gerais.

O superintendente do Sebrae, Rérison Antônio Castro o projeto vai atender as três regiões do Estado que mais se desenvolvem no ramo do turismo tocantinense, mas com a perspectiva de abranger mais municípios no futuro. “Vamos otimizar forças para que consigamos capacitar e proporcionar que o nosso empresário entregue um atendimento e um produto melhor, além de gerar emprego e renda para o desenvolvimento do Estado”, frisa.

A coordenadora do projeto Tocantins + Turismo do Sebrae/TO, Walbênia Lemos conta que a a receptividade do projeto por parte dos empreendedores tem sido muito positiva e que todas as consultorias são personalizadas. “Nosso diferencial é que temos muito boa aceitação junto aos pequenos negócios e empresários. Cada empreendedor recebe nossos consultores que ofertarão um entendimento personalizado e as informações adequadas para o seu negócio”, acrescenta Lemos.

Caso de sucesso

Em abril deste ano, o Tocantins + Turismo esteve na região das Serras Gerais. A visita contemplou roteiros como a Lagoa do Japonês, Complexo Cânion Encantado, Cidade das Pedras, Vale dos Pássaros e Cachoeira dos Pelados.

Os sócios-proprietários da Lagoa do Japonês e do restaurante local, Luiz Henrique Antoniolle e Robledo Teixeira Dias falam sobre sua experiência com o Sebrae. “Foi um divisor de águas na história do atrativo. O papel do Sebrae na caminhada da Lagoa do Japonês foi crucial. A Lagoa só começou a existir pelo primeiro empurrão do Sebrae, que viu o potencial e foi nos acompanhando desde o começo e trabalha com a gente até hoje”, afirma Antoniolle. A Lagoa do Japonês atualmente é um dos destinados mais cobiçados na região, cuja visitação, em meses de grande movimento chega a receber até 1.500 visitantes por dia.

Sobre o Tocantins + Turismo

O projeto foi lançado em março de 2023 e conta com a parceria do Governo do Estado por meio das da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (SICS) e Secretaria de Estado do Turismo (SETUR).

O Tocantins + Turismo já capacitou 200 empresários na região das Serras Gerais. A meta é atingir mais 600 empreendedores diretamente e mais de mil indiretamente. Essas empresas estão presentes em 13 municípios de três regiões turísticas do Tocantins: Serras e Lago, Encantos do Jalapão e Serras Gerais. A expectativa é alcançar além dos pequenos negócios, gestores municipais, secretários de turismo e instituições do ecossistema turístico do Tocantins.

Crédito foto: Angel Lima