Projeto trabalha incentivo à leitura através da Literatura de Cordel

| Gazeta do Cerrado - Para mentes pensantes | - 14/06/2019

Última atualização em 26/08/2019 13:07

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

Equipe Gazeta do Cerrado

Na tarde dessa quinta-feira, 13 , os alunos do 9º ano da Escola Municipal Antônio Carlos Jobim na quadra 1206 sul em Palmas receberam quatro alunas do curso de Letras do Instituto Federal do Tocantins, campus Palmas, para desenvolver um Projeto de incentivo à leitura através da Literatura de Cordel.

O Projeto nomeado “Poesia com Rapadura” foi inspirado em um quadro com mesmo nome do programa Encontro com Fátima Bernardes  exibido pela TV Globo que tem como protagonista o poeta, cordelista, declamador e palestrante nordestino Bráulio Bessa Uchoa.

O Projeto focou em promover o contato dos alunos com o gênero em questão.

A graduanda Luciane reforça “Só se conhece um povo através das suas manifestações culturais, então é essencial a promoção desse contato”

A tarde foi repleta de conhecimento, risadas, declamação de poesias, lanche e para finalizar com chave de ouro foi organizado um Sarau Literário com direito a prêmio para a dupla vencedora. Renata foi uma das que declamou uma poesia e disse que essa experiência vai levar pra vida.

Dupla vencedora: Karine e Weslaine

“Você está formando excelentes profissionais” disse a aluna Karine  ao se direcionar à professora universitária Erika de Souza Luz, que é uma das principais incentivadoras dos projetos voltados à literatura e formação de professores no IFTO, segundo as próprias licenciandas.

O Ambiente para recepcionar os alunos foi organizado com muito zelo pela equipe:

” Damos o nosso melhor, o importante é usarmos tudo o que está ao nosso alcance” disse Renata

Importância da Leitura

A Leitura tem poder de nos conectar com tudo ao nosso redor, é possível conhecer outros países e culturas enquanto se aprecia os livros.

“A leitura colabora com o desenvolvimento mental, enriquece o vocabulário e estimula a criatividade, daí a necessidade de incentivar sua prática, e  a  Poesia de Cordel é uma forma dinâmica e divertida de fomentar esse universo” ressaltou Janayne

“É essencial pra formar indivíduos críticos” complementou Ângela

Literatura de cordel

Os cordéis são textos em forma poética que contam histórias e até mobilizam quem os leem. Foram trazidos para o Brasil pela tradição portuguesa e até hoje encantam e cantam as belezas e angústias do nosso povo. São típicos do nordeste brasileiro e são livrinhos/folhetos muito simples feitos de papel comum, geralmente ficam à mostra em varais de cordas,  daí vem o nome Cordel, as capas geralmente são feitas pela técnica da xilogravura que é um tipo de impressão feita a partir de uma matriz de madeira como se fosse um carimbo.

Os cordelistas podem transformar em cordel qualquer assunto como contos de fadas, aventuras universalmente reconhecidas, temas regionais ou até mesmo informações como escândalo político ou uma tragédia natural, isso porque o cordel além de ser apreciada como literatura funciona para muitos como um jornal que traz notícias e as novidades do mundo.

A professora da turma beneficiada com o projeto, Keila Maria Gonçalves, agradeceu por escolher a escola para aplicação do projeto.

 

Gazetadocerrado.com.br – Para mentes pensantes

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

ASSECAD NOVO 11/02/2019
SINTET
ATM a partir do dia 17/04/2019
BRK-06-06-2019

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim Jacob
[email protected]

CEO, CFO, Diretor Executivo e Marketing: Marco Aurélio Jacob
[email protected]

Expediente

Sub Editor: Brener Nunes

Repórter: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Presidente do Conselho Consultor: Stênio Jacob

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
[email protected]

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 981-159-796
[email protected]