LAB Negras Narrativas Amazônicas prorroga inscrições — Foto – Divulgação
O projeto ”LAB Negras Narrativas Amazônicas’ prorrogou até o dia 1° de março as inscrições para projetos audiovisuais de cineastas negros da Amazônia Legal. O laboratório oferece consultorias especializadas aos projetos selecionados com o objetivo de fortalecer as narrativas e reforçar estratégias de inserção e permanência no mercado audiovisual.
Destinada aos diferentes gêneros – como ficção, documentário e animação – e formatos – longa e curta-metragem e narrativas seriadas -, ao final da formação, a iniciativa premiará os três melhores projetos com o valor de R$10 mil cada. O laboratório ocorre entre os dias 3 e 8 de abril, em Belém.
O laboratório consiste em um espaço de encontro, voltado ao aprimoramento de projetos audiovisuais de realizadores negros do país. Desde 2016, o LAB Negras Narrativas garante aos participantes, palestras e consultorias nas áreas de direção, roteiro e produção, compreendendo toda a cadeia produtiva do audiovisual, com objetivo de criar bases para inserção e permanência de profissionais negros nesse mercado.
Em 2023, chega à sua quinta edição nacional e à primeira edição voltada exclusivamente para os realizadores e projetos da Amazônia Legal.
O LAB Negras Narrativas Amazônicas é uma realização da Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (Apan) em parceria com o Matapi – Mercado Audiovisual do Norte e a Casa Ninja Amazônia, e apoio por financiamento da Open Society Foundations.
Nos últimos anos, a participação da Região Norte no mercado nacional de cinema registrou um crescimento de mais de 50%. Atualmente, são aproximadamente 295 produtoras independentes brasileiras registradas e ativas na Agência Nacional do Cinema (Ancine) – um mercado emergente e com grande possibilidades de crescimento, mas que precisa ser incentivado, aquecido, estruturado e aprimorado com a valorização do profissional da região.
Serviço:
Podem se inscrever realizadores audiovisuais dos nove estados da Amazônia Legal – Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
O regulamento e o formulário de inscrição podem ser encontrados na bio do Instagram @labnegrasnarrativas ou no site.
Mais sobre o LAB Negras Narrativas
O Lab Negras Narrativas, realizado pela APAN desde 2016, é o espaço de encontro e fortalecimento de projetos e carreiras de realizadores negres.
Direcionado à tríade criativa de diretores, roteiristas e produtores negres, o laboratório visa construir estratégias e planos de ação de inserção e permanência dos profissionais no mercado audiovisual brasileiro e internacional.
Acreditamos no aquilombamento de cineastas negres como forma de propor um novo imaginário nacional. A atenção às narrativas amazônicas orienta-se na possibilidade de ter realizadores negres da Amazônia como protagonistas do debate de construção de políticas públicas na região e para a contribuição do cinema negro no momento de afirmação de um cinema amazônico que está reiterando a possibilidade de uma autoimagem do território a partir do domínio das ferramentas de produção audiovisual no contexto atual. Construir politicamente a partir das narrativas é o caminho que propomos nesta primeira edição do Lab Negras Narrativas Amazônicas – LNNA.
O LNNA será realizado em Belém do Pará, de forma presencial, e selecionará projetos audiovisuais em etapa de desenvolvimento dos gêneros de ficção e documentário em distintos formatos: curtas, longas e narrativas seriadas, de profissionais negres da Amazônia Legal.
Este espaço é concebido para promover consultorias especializadas no desenvolvimento de obras audiovisuais, perpassando a instrumentalização de conceitos e técnicas da linguagem audiovisual e na interlocução com o pensamento afrocentrado das narrativas contemporâneas.
Por mais ambientes acolhedores e afetivos, que fortaleçam coletivamente o desenvolvimento das nossas histórias!
Conheça o regulamento aqui e inscreva-se clicando aqui!
Não deixe de ver a cartilha especial que preparamos clicando aqui.
Fontes – G1 e LAB Negras Narrativas