Em 2019, a Energisa percorreu 41 municípios tocantinenses para promover ações culturais e sociais. Para quem participou da iniciativa, foi um momento único para aproveitar sessões de cinema, apresentações de teatro, experiências científicas, palestras sobre segurança e uso racional de energia e usufruir de serviços como trocas de lâmpadas e cadastro na tarifa social de energia. 

No primeiro semestre, o projeto itinerante Ligados esteve em 11 municípios para realizar atendimento aos clientes e promover sessões de cinema, com pipoca e algodão doce, tudo gratuito para a população. Já o projeto Nossa Energia, que é realizado a bordo de um caminhão equipado com sala de multimídia e espaço interativo, percorreu todas as regiões do estado, totalizando 41 municípios contemplados pelas ações culturais e sociais da Energisa ao longo do ano. 

A professora Lídia da Silva Tavares aproveitou a parada do caminhão em Taipas para levar os alunos para conhecer mais sobre o mundo da energia elétrica. “Tivemos um momento muito proveitoso com os alunos no caminhão da Energisa, em que fizeram experiências e o palestrante falou sobre dicas de economia de energia. Esse projeto é muito interessante, os alunos gostaram bastante”, afirma Lídia. 

Em 2019, foram realizadas 425 palestras em 378 escolas, com participação de 6.404 alunos. Ao longo no ano, mais de 3.423 pessoas assistiram às sessões de cinema e 2.217 às apresentações teatrais. “A estrutura do caminhão é muito boa. Eu aprendi muita coisa, como não pegar em aparelhos com a mão molhada. Também não devemos utilizar muitos aparelhos em uma só tomada porque isso pode sobrecarregar e pegar fogo e nem podemos mexer em fios sem equipamentos adequados porque isso pode ser um risco para nossa vida”, conta Érick Xavier Martins, de 11 anos. 

Quase 5 mil pessoas foram incluídas no cadastro de Tarifa Social de energia e 38,9 mil lâmpadas incandescentes e fluorescentes foram substituídas por lâmpadas de LED. “Buscamos levar conhecimento, entretenimento e serviços a todos os cantos do estado, até mesmo nas localidades mais distantes. Em 2019 nós visitamos várias cidades, levando cultura, diversão e arte por meio das atrações oferecidas pelo Projeto Nossa Energia”, explica o analista de Eficiência Energética da Energisa, Domingos Pinto Costa Júnior. 

Nossa Energia 

O Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com objetivo de compartilhar informações e promover uso racional dos recursos. Todas as atividades são gratuitas e abertas à população.

fonte: Comunicação ETO