Pacientes em macas espalhadas pelo corredor central, falhas na escala, falta de medicamentos e profissionais. Este foi o cenário encontrado pelo promotor de Justiça Thiago Ribeiro Franco Vilela durante vistoria realizada no Hospital Geral de Palmas (HGP), na manhã desta terça-feira, 1º de outubro.

A fiscalização do Ministério Público do Tocantins (MPTO) faz parte da rotina de trabalho das promotorias de saúde da capital e visa acompanhar a qualidade da prestação de serviços de saúde no maior hospital público do Estado.

A principal queixa dos pacientes e de parte dos profissionais que atuam no HGP é com relação à falta de insumos, medicamentos e materiais para a realização de procedimentos médicos de rotina. O promotor de Justiça constatou que na Unidade de Tomada de Decisões (UTDI) havia apenas um enfermeiro para atender 30 pacientes. “Nos foi relatado que há falta de macas e cadeira de rodas para atender à demanda”, comentou Thiago Ribeiro.

Na “sala vermelha”, local onde ficam os pacientes em estado grave e que necessitam de cuidados especiais, havia 18 pessoas internadas e apenas um médico atendendo. A recomendação é que a proporção seja de 1 médico para cada 5 pacientes. Recebemos a informação de que não estão sendo realizadas hemodiálises em função da falta de cateter, instrumento indispensável para o procedimento.

A falta de medicamentos é uma constante no HGP, de acordo com dados apresentados pela farmácia da unidade hospitalar. Nesta terça-feira, constatou-se a falta de mais de 20 medicamentos, inclusive alguns necessários para o tratamento de câncer.

O Ministério Público do Tocantins, por meio da 27ª Promotoria de Justiça da Capital, solicitará informações junto à Secretaria de Estado da Saúde sobre as providências imediatas para a regularização do estoque de medicamentos, bem como sobre a organização da escala de profissionais para atender à demanda existente.

O que diz a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Nota


Sobre a visita do Ministério Público do Tocantins (MPTO) a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Hospital Geral de Palmas (HGP), esclarece que em relação aos insumos, ocorrem faltas pontuais. A Secretaria vem trabalhando para manter o abastecimento, no intuito de ofertar uma melhor qualidade no atendimento ao paciente.


A SES ressalta ainda que a unidade tem recebido uma grande quantidade de pacientes de baixa e média complexidade, encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidade de Pronto Atendimento (UPAS) de todo o Estado.


A visita do MPTO ocorreu em um momento de grande fluxo em que os médicos determinam a classificação dos pacientes, porém o número citado de pacientes nas alas não condiz com a realidade da unidade que recentemente tem apresentado redução no período de internação, aumento na quantidade de cirurgias eletivas e registro das menores taxas de ocupação dos últimos tempos no HGP.