Na zona rural de Palmas, um rebanho composto por aproximadamente 400 bezerros, bois e vacas, que inicialmente foi encontrado em estado debilitado, agora recebeu alimentação adequada e cuidados veterinários. Apesar das medidas tomadas, o proprietário do gado enfrentará as consequências legais, sendo multado em cerca de R$514 mil e responsabilizado por práticas de maus-tratos.
A Guarda Metropolitana Ambiental realizou uma inspeção na propriedade de criação de gado em confinamento, na última sexta-feira, 15, em resposta a denúncias anônimas de negligência em relação ao rebanho. Ao chegar ao local, os agentes depararam-se com um bezerro quase morto e os demais animais enfrentando condições de fome extrema.
A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), também informada sobre as denúncias, enviou uma equipe que constatou as irregularidades apontadas.
Gado será monitorado
Nessa quarta-feira, 20, a Guarda Metropolitana retornou à propriedade e constatou uma mudança significativa na situação do rebanho, que agora está sendo devidamente alimentado, recebeu cuidados veterinários e tem acesso à água.
Contudo, a Guarda continuará monitorando o rebanho a cada 15 dias, e se forem identificadas mais irregularidades, novas medidas punitivas serão adotadas.
As carcaças dos animais falecidos, originalmente enterradas na propriedade, foram posteriormente removidas pelo proprietário para o aterro sanitário de Palmas, conforme orientação da força de segurança.
Leia mais:
Ai que delícia o verão? Chegada da estação nesta sexta terá nova onda de calor, seca e tempestades