Foto – Governo do Tocantins
Lucas Eurilio
Uma internauta encaminhou uma denúncia à Gazeta do Cerrado nesta terça-feira, 9, informando que o Procon Tocantins está sem atendimentos por conta da implementação de um novo sistema.
Conforme a moradora de Palmas, ela foi até o local durante dois dias seguidos e não conseguiu ser atendida. Segundo ela, está tudo parado.
“O Procon instalou um sistema novo e o sistema está com problema. As pessoas vêm aqui e todos os dias o sistema está fora do ar, não tem atendimento presencial e o online, passa pro presencial as notificações. Tá tudo parado em função da implementação desse sistema. Eu vim aqui ontem (8/8) pra encaminhar uma reclamação não consegui. Fiz online, mas o online não adianta, porque o sistema caí, eles já me disseram. Hoje de manhã (9/8) eu vim também, o sistema fora ar e tá sem atendimento”, contou à nossa equipe.
Revoltada, a palmense criticou ainda o a falta de atendimento e afirmou que o próprio direito do consumidor está sendo violado.
Não tem atendimento no Procon, é um absurdo isso o próprio direito do consumidor sendo violado. O próprio servidor não tem onde reclamar dos problemas que o sistema tá apresentando isso é um absurdo”, finalizou.
A Gazeta do Cerrado entrou em contato com o Procon Tocantins. A assessoria do órgão disse que isso é inadmissível e não deve de forma alguma acontecer.
Em nota encaminhada à nossa equipe, o Procon ressaltou que está em fase de transição e implantação do novo sistema Pró-Consumidor. O mesmo é vinculado ao Ministério da Justiça e apresenta inconsistência a nível nacional.
O órgão de defesa do consumidor, reforça que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para que os atendimentos não sejam prejudicados.
A situação específica desta consumidora está sendo verificada e a determinação do órgão é que nenhum consumidor fique sem ser atendido.
O Procon destaca que os atendimentos estão sendo realizados e pede a compreensão dos consumidores neste período de mudanças. Caso o atendente, não consiga acessar o Pró-Consumidor, a orientação é que o atendimento seja feito manual e lançado no sistema posteriormente e em seguida informado o protocolo ao consumidor.
Referente ao registro da reclamação online, o órgão desconhece a instabilidade e já solicitou ao setor responsável para que faça os devidos reparos, caso necessário.