Começou nesta quarta-feira, 1º de novembro, a Prova de Vida 2023 para mais de 19 mil beneficiários do Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev-TO). O procedimento de atualização cadastral é obrigatório para aposentados e pensionistas e ocorre de forma remota, exclusivamente pelo aplicativo “Meu RPPS” (Android, iOS) nos meses de novembro a dezembro.

Essa verificação anual é realizada com o intuito de manter o recebimento dos proventos e prevenir fraudes e pagamentos indevidos. Inclui os servidores públicos inativos e pensionistas vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Tocantins, abrangendo os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como o Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública. Além disso, contempla os militares reformados ou da Reserva Remunerada, e pensionistas vinculados ao Sistema de Proteção Social (SPSM).

Prova de Vida

A Prova de Vida é de caráter obrigatório, para os aposentados e pensionistas, realizada de maneira remota, exclusivamente pelo aplicativo “Meu RPPS”, nos meses de novembro e dezembro. Foto: Divulgação

O processo é completamente digital, sem a necessidade de comparecer pessoalmente às sedes do Instituto em Palmas ou nas unidades do PRONTO em Araguaína ou Gurupi. Após realizar a Prova de Vida via celular ou dispositivo móvel, será feita uma análise, incluindo a verificação de documentos e reconhecimento facial dos segurados e beneficiários. A validação do procedimento estará disponível para consulta no aplicativo “Meu RPPS” após cinco dias úteis.

Ressalta-se que a falta da Prova de Vida pode levar à suspensão do pagamento. “É fundamental que os segurados e beneficiários estejam atentos aos prazos e todas as informações disponíveis no site do Igeprev ou no aplicativo ‘Meu RPPS’ para a realização da Prova de Vida 2023”, destacou o presidente do Igeprev, Sharlles Fernando Bezerra Lima.

Passo a passo para a Prova de Vida 2023:

  1. Baixar o aplicativo “Meu RPPS” na loja virtual do dispositivo móvel.
  2. Selecionar o Estado do Tocantins e a cidade de Palmas, seguido de Igeprev-TO.
  3. Clicar na opção “PROVA DE VIDA” e anexar fotos frente e verso do documento de identificação.
  4. Realizar a biometria facial sem acessórios, em um ambiente bem iluminado.
  5. Preencher o campo do número de telefone e aguardar a confirmação da realização da Prova de Vida. Caso não seja validada, o segurado pode consultar o que ficou pendente e refazer o processo no aplicativo “Meu RPPS”.

Dúvidas e informações: Atendimento remoto: WhatsApp (63) 99225-9117 ou 0800 647-0747.

Leia também

Jornalistas consagradas do TO comentam sobre conteúdos a serem abordados no III Encontro de Mulheres Municipalistas; Inscrições seguem abertas