Um Coletivo de Psicólogas e Psicólogos tocantinenses lançaram no dia 16 de abril deste ano o projeto “Psicólogos no enfrentamento à COVID-TO”, também chamado de “#PsiEnfrentaCovid”. O objetivo é o de ofertar atendimento voluntário e gratuito na área de saúde mental, para pessoas em situação de vulnerabilidade durante a Pandemia causada pelo Coronavírus.

Leia também: Gerenciamento de emoções

A Psicóloga Cintia Marinho, uma das fundadoras do Projeto, explicou como está ocorrendo o funcionamento das ações. “O grupo foi criado recentemente e já estamos com os devidos encaminhamentos organizados. Realizamos oito reuniões virtuais, criamos nosso perfil no instagram e já disponibilizamos um formulário, para que as pessoas que precisam possam fazer um cadastro prévio. Após esse cadastro, nosso grupo tem dado um retorno em até uma semana, momento este em que realizamos uma triagem e seus devidos encaminhamentos”, explicou.

A Psicóloga Ana Terra, que também é uma das fundadoras do Coletivo, reforçou que o Projeto é voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade, isto é, aquelas que não possuem condições de arcar com um tratamento. “Estamos trabalhando, após essa triagem, de duas formas: ou individual ou em grupo. Devido ao momento pandêmico, esses atendimentos estão sendo realizados de forma telepresencial. Já aproveito a oportunidade para agradecer todas as companheiras e companheiros que estão nos auxiliando neste trabalho. Queremos ajudar da forma que a gente pode, quem mais precisa”, afirmou.

Leia também: Como lidar com a demissão

Atualmente fazem parte do grupo as piscólogas Ana Terra de Araújo Rodrigues (CRP 23/01082); Cintia Marinho Da Rocha (CRP 23/01954); Kathia Nemeth Perez (CRP 23/00212); Ligia Nunes (CRP 23/01800); Lilian Cristina da Silva Romão (CRP 23/01893); Míriam Maria de Moraes Balduino (CRP 23 /00035); Nayana Brunio Aguiar (CRP 23/00819); Eliene de Sousa Dias (CRP 23/1411); Keldna Sousa Araújo (CRP 23/1717); e o psicólogo Jorge Antônio Almeida Menna Barreto (CRP 23/01312).

Como ingressar no grupo

Um dos objetivos da divulgação do “#PsiEnfrentaCovid” também é o de levar ao conhecimento de mais psicólogas e psicólogos tocantinenses este trabalho. “Estamos querendo captar novos profissionais que queiram participar do Projeto, para que a gente consiga aumentar a oferta de atendimento. Para se ter uma ideia, nesse pouco tempo que a gente abriu o formulário, há cerca de 15 dias, temos 20 pessoas que o preencheram em busca de apoio”, explicou Cintia.

Leia também: Boas vibrações com as flores 

De acordo com o grupo, praticamente todas e todos que se inscreveram até então informaram não terem condições financeiras de pagar um tratamento na área da saúde mental e estão em situação de sofrimento devido a fatores diretos e/ou indiretos ocasionados pela COVID-19.

Contato

O grupo disponibilizou o formulário para atendimento na Bio do Instagram: @psienfrentacovid. Os psicólogos ou psicólogas que tiverem interesse em participar ou que querem saber mais informações sobre o Projeto, podem mandar também uma mensagem inbox no perfil.