Maju Cotrim

A mudança na composição da Assembleia Legislativa do Tocantins traz várias observações iniciais. A Gazeta lista 10 delas para você:

Renovação de cerca de 30%

Com 15 reeleitos, o índice de renovação foi de cerca de 30% na Casa de leis.

Onze partidos

Onze partidos estarão representados na Assembleia a partir do próximo ano.

MDB e PT sem mandatos

O MDB ficou sem deputado já que Elenil da Penha não se reelegeu. O PT do presidenciável Lula não elegeu nenhum nome já que Amália Santana não se reelegeu e Zé Roberto não se elegeu federal.

Não se reelegeram

Não conseguiram se reeleger: Valderez Castelo Branco, Issam Saado, Luana Ribeiro, Amália Santana e Elenil da Penha. Não disputaram reeleições: Eduardo Siqueira, Antônio Andrade, Zé Roberto e Ricardo Ayres.

Menos mulheres

As deputadas Amália Santana, Luana Ribeiro e Valderez Castelo Branco não se reelegeram. Janad Valcari e a nova mulher eleita e Claudia Lélis e Vanda mantiveram os mandatos.

Palmas

Pela capital Léo Barbosa foi o mais votado 32.872  mil e Janad Valcari a segunda mais votada com 31.571 mil votos foram eleitos assim como Eduardo Mantoan, marido da prefeita Cínthia, e Vanda Monteiro bem votada na capital também.

Araguaína

Araguaína diminuiu a bancada e elegeu agora só três: Jorge Frederico, Olyntho e o atual vice Marcus Marcelo.

Bico

Jair Farias se consolida como mais votado do bico com 31.150 mil Votos. A região manteve os três representantes sendo Amélio Cayres com 22.852 mil votos e Fabion com 18.994 mil.

Gurupi

Pela região sul, Eduardo Fortes foi eleito.

Sudeste

O Sudeste continua sem um representante da região eleito.