Foto – Divulgação

O Comitê Tocantins Livre é a casa do Movimento Tocantins Livre (#TOLivre), da luta por renovação e liberdade do Tocantins, um espaço aberto a toda sociedade tocantinense para o debate democrático e a construção de um Tocantins justo, democrático e de oportunidades para todas e todos.

Na presença de lideranças comunitárias e sindicais, pré-candidatos ao Legislativo estadual e federal, da juventude do PT-TO, e de apoiadores que representam diversos segmentos da sociedade  tocantinense, o pré-candidato ao Governo do Tocantins, Paulo Mourão, recebeu a todos para dar o pontapé inicial da luta pelo Tocantins que ele define como: “Um Tocantins livre das amarras, livre das perseguições, da corrupção, livre de qualquer preconceito. O Tocantins que eu nasci e que sonhei, não o Tocantins da fome, da desordem”.

Em seu discurso, Paulo Mourão destacou: “A sociedade tocantinense reclama e sofre, mas estamos divididos”; e fez um chamado a todos que prezam pelo Estado Democrático de Direito “Precisamos conversar com todos e com todas, com quem são amigos e amigas, mas também com quem é divergente de nós” e destacou que o caminho do discurso de ódio deve ser ignorado: “Conversar com os antagônicos não resolve os problemas, o antagonista não muda!”

Quanto à crise econômica e institucional que o Brasil enfrenta nos últimos anos, agravada pela pandemia da Covid-19, Paulo Mourão apontou falhas estruturais do Tocantins, decorrentes da falta de distribuição de renda e direitos constitucionais garantidos, e enalteceu o papel das instituições que não se propuseram a atuar de forma a contribuir para o desmanche do Estado e da Democracia no Brasil.

“Temos que agradecer o papel que o Supremo Tribunal Federal está adotando, defendendo a Democracia e a nossa Constituição, e temos que agradecer à imprensa, que está de plantão defendendo estes valores”, disse Mourão.

Naiara Mascarenhas, secretária de Combate ao Racismo do PT-TO  prestigiou a inauguração do comitê, destacando o potencial do povo tocantinense, que a militante considera “usurpado”. “O Tocantins é muito bonito e tem potencial, que está na nossa gente, povo trabalhador e não aguenta mais ser usurpado, nossos recursos públicos por uma elite dominante que está no poder há muito tempo, que suga o dinheiro do povo em benefício próprio”, afirma Naiara.

Ela ainda destaca: “A Democracia é a possibilidade de trocar nossos governantes, que representam os nossos anseios e não podemos deixar que a crise política que está aí com os atuais governantes nos silencie.”.

A vice-presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) do Tocantins, Germana Pires, também destaca a necessidade de reversão do quadro político tocantinense, e aponta Paulo Mourão como o gestor público capaz de fazê-lo.

“Precisamos acabar com essa política coronelista, racista, machista, misógina. Precisamos mudar os rumos do nosso estado, acabar com essa história de atraso e todos nós sabemos quem é Paulo Mourão e sua capacidade de fazer muito pelo nosso estado. Junto com Lula eu tenho certeza que vamos retomar a democracia, o projeto de desenvolvimento, para o nosso país, para o nosso estado”, diz Germana.
Fonte – Ascom PT-TO