O Partido Verde (PV) do Tocantins, presidido pelo atual secretário de Meio Ambiente do Estado, Marcello de Lima Lelis, se prepara para as próximas eleições municipais atento às questões ambientais de sustentabilidade. “Essa pauta ambiental é muito forte aqui no Estado. As questões ligadas a educação ambiental, ecoturismo e do respeito à mulher e à diversidade, estão entre os valores do PV e também da militância aqui do nosso Estado”, afirma.
O Partido tem se empenhado em promover políticas públicas que visem a preservação ambiental, o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais. A atuação do PV no Tocantins envolve a participação em concelhos ambientais, defesa de áreas de preservação, apoio a práticas agrícolas sustentáveis e combate ao desmatamento.
“Temos alguns projetos importantes como o de arborização urbana e de tratamento de resíduos sólidos que são pautas de destaque. No Tocantins temos 139 municípios, dos quais apenas 7 têm aterro sanitário O restante é tudo de lixão ao ar livre. Então, a gente colocou essa questão como prioridade. Nós estamos avançando com consórcios intermunicipais para viabilizar a implantação dos aterros. Existe também a necessidade de realizarmos a coleta seletiva nos municípios. Então, todos os nossos candidatos para essas eleições municipais estão cientes sobre essa necessidade de enfrentarmos essa questão e instituir uma política efetiva de resíduos sólidos”, observa.
Marcelo Lelis destaca que o diálogo com o agronegócio é essencial para o avanço nas questões ambientais do Estado. “O agro tem uma força muito grande no Tocantins, pois 31,5% do PIB estadual vem diretamente desta atividade. Então é muito importante que tenhamos um diálogo permanente com o agro para o sucesso da pauta ambiental. É um desafio que vem sendo superado diariamente, pois o agro está cada vez mais consciente de que não há outro caminho a não ser de cumprir as regras ambientais para o bem dos negócios e da sociedade. O PV tem o papel, do outro lado da trincheira, de equilibrar o desenvolvimento econômico com a conservação ambiental, propondo práticas agrícolas mais sustentáveis”, avalia.
O PV do Estado também tem a preocupação em políticas públicas voltadas para o enfrentamento das mudanças climáticas. O presidente estadual ressalta que a educação ambiental é vital para gerar uma consciência sobre as questões climáticas que é um desafio imposto para as próximas gerações. “Precisamos intensificar nosso trabalho de educação e conscientização do tratamento do meio ambiente”, diz.
Lelis destaca que a política ambiental hoje é um programa jurisdicional que engloba toda a área do estado. Existe um programa de redução das emissões dos gases do efeito estufa por desmatamento e degradação, que gerou resultados substanciais nos últimos anos. “Tocantins é o primeiro estado subnacional, sem exagero, do planeta a transacionar os seus créditos de carbono nessa modalidade de projeto. E no mercado voluntário. Nós assinamos no ano passado com uma grande empresa da Suíça a venda desses créditos. Os recursos já começaram a chegar. Isso está impactando diretamente a política de combate ao desmatamento do estado. A gente inverteu a curva do desmatamento”, celebra.
O presidente Marcelo Lelis afirmou que o PV está comprometido em eleger vereadores e prefeitos na maioria dos municípios tocantinenses. “Tem muitos candidatos que vão para a prefeitura e para as câmaras no Estado. Nosso objetivo é eleger um ou 2 vereadores em Palmas. Esse ano não vamos disputar majoritária na Capital, mas temos ótimas chances em várias cidades do interior. O PV está bem-posicionado em todo o Estado”, revelou.