Uma operação realizada nesta quarta-feira, 28, prendeu 11 pessoas temporariamente e cumpriu 15 mandados de busca e apreensão em todo o Tocantins. De acordo com Polícia Federal, cerca de 60 policiais participaram da operação que desarticulou uma quadrilha criminosa que praticava pesca e caça ilegais. Entre as apreensões peixe congelado e até uma cabeça de jacaré foram encontrados.
A polícia afirmou que durante as investigações, os criminosos expunham os animais mortos como troféus na internet, fazendo piadas e brincando com o fato de algumas espécies estarem em extinção no Tocantins.
A PF explicou ainda que o grupo trocava informações melhores locais para praticarem os crimes, trocavam equipamentos e comercializavam armas de fogo.
Um dos criminosos chegou a postar foto com a legenda “mais dois para o ano novo”. Além desses atos ilegais, a quadrilha também vai responder pela prática de pesca ilegal no período da Piracema no Rio Tocantins.
A Operação Curupira teve esse nome por conta de um personagem do folclore brasileiro que é considerado o defensor do meio ambiente e dos animais. Os peixes apreendidos serão doados a instituição de caridades e as carnes de caça, serão submetidas a testes para a identificação das espécies, em seguida, serão destruídas.