Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, o índice de eleitores que dizem que irão votar com certeza nas eleições municipais em novembro é de 89% em Palmas, mostra a pesquisa Ibope encomendada pela TV Anhanguera.

Ainda segundo o Ibope, 3% dos eleitores palmenses dizem que não vão votar de jeito nenhum em novembro. Enquanto isso, 8% dos entrevistados dizem que ainda estão em dúvida se comparecerão para votar ou não. Veja, abaixo, como responderam os eleitores ao Ibope sobre comparecer na votação durante a pandemia:

  • Com certeza comparecerá: 89%
  • Ainda está em dúvida se comparecerá para votar: 8%
  • Não comparecerá para votar de jeito nenhum : 3%

 

Neste ano, o calendário das eleições foi adiado por causa da pandemia do coronavírus. O primeiro turno acontece em 15 de novembro; e o segundo, em 29 de novembro, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No Tocantins, nenhuma cidade tem segundo turno.

O tribunal anunciou uma série de medidas de segurança para evitar a contaminação durante a votação.

Pela primeira vez, será possível justificar o voto pelo celular, usando o aplicativo e-Título. O eleitor tem até 14 de janeiro, para ausência no 1º turno, e 28 de janeiro, no 2º turno.

Pesquisa de intenção de votos

 

Na mesma pesquisa, o Ibope também perguntou a intenção de voto dos eleitores entre os candidatos nas eleições municipais 2020 em Palmas. O resultado foi divulgado nessa sexta-feira (13) e mostra Cinthia Ribeiro com 42%; Eli Borges e Tiago Amastha Andrino com 11% cada; Júnior Geo com 10% e Vanda Monteiro com 9% considerando apenas os votos válidos.

Sobre a pesquisa

 

  • Margem de erro: 4 pontos percentuais para mais ou para menos
  • Quem foi ouvido: 602 eleitores da cidade de Palmas
  • Quando a pesquisa foi feita: entre os dias 11 e 13 de novembro de 2020
  • Número de identificação na Justiça Eleitoral: TO-00369/2020
  • O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.