No Tocantins foram detectados 985 casos confirmados de Covid-19 entre trabalhadores de estabelecimentos de saúde geridos pelo governo.

Considerando os 30.358 casos confirmados até 06/08/2020, esses trabalhadores representam 3,24% do total de confirmados.

 

Veja por hospital

O percentual de acometimento da COVID-19 entre os trabalhadores de saúde da SES é de 7,45%, número menor se comparado com os dados nacionais, cujo percentual é de 9,78%, segundo informado no Boletim Epidemiológico Especial MS no 22 de 15/07/2020.

Testes no Lacen

Até essa data, o LACEN-TO realizou 34.427 testes de RT-qPCR/COVID-19, e outras 6.557 foram enviadas para processamento na Fiocruz/RJ, totalizando 40.984 amostras testadas. Sendo 16.119 confirmadas positivas para COVID-19 e 2.310 em análise.

O Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (LACEN-TO) é a unidade responsável pela realização dos testes de RT-qPCR (Transcriptase Reversa – Reação em Cadeia da Polimerase em Tempo Real), que identifica a presença do gene do vírus SARS- CoV-2.

O LACEN-TO possui 2.350 testes de extração e 18.760 testes da etapa de amplificação RT-qPCR (Biomaguinhos/IDT). “Apesar do reabastecimento desse estoque em razão da aquisição emergencial realizada pela SES/TO, alguns itens necessários para o processamento das amostras estão em fase de finalização da aquisição para a entrega, o que motivou a continuação da priorização das testagens aos casos de maior gravidade. Imediatamente a entrega dos consumíveis, o LACEN/TO retomará a testagem integral das amostras recebidas. Em razão do aumento do volume de amostras recebidas e do compromisso em continuar prezando pela agilidade na liberação dos resultados, especialmente aos pacientes com SRAG/hospitalizados, o LACEN-TO ampliou jornada de trabalho para 24h, ininterruptas, às áreas envolvidas no processamento e liberação de resultados”, diz a Secretaria no relatório.

Veja abaixo quando cada município testou no Lacen até agora