Os estudantes fazem prova em Novo Acordo e ficaram “presos” em Lizarda, leste do Tocantins, cidade onde moram e que não realiza o Enem.

Estudantes de Lizarda, no leste do Tocantins, enfrentaram dificuldades no trajeto para o primeiro dia de exame do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado neste domingo (3). O sufoco aconteceu devido aos estudantes precisarem se deslocar para a cidade de Novo Acordo para realizarem a prova do Enem e, durante o percurso, o ônibus escolar onde estavam atolou na lama. Para prosseguir a viagem, tiveram que deixar o carro e empurrar o veículo.

O momento foi filmado pelos estudantes. Nas imagens, observam-se vários estudantes na parte de trás do carro, tentando removê-lo da lama. Amanda Reis concluiu o ensino secundário e realizou o exame neste domingo. Ela presenciou todo o ocorrido e contou estarem na metade do caminho quando o ônibus atolou.

“Lizarda é uma cidade do interior bem distante, as estradas são bem precárias. Essa situação, bem no dia do Enem acaba desanimando nós estudantes. Passar por essa situação foi bem angustiante e estressante, pois fiquei com medo de perder a prova que decidirá o meu futuro”, disse.

 


Estudantes de Lizarda empurram ônibus escolar atolado para chegar em local de prova na cidade de Novo Acordo — Foto: Reprodução

 

O veículo partiu de Lizarda às 3h40 e, aproximadamente às 6h50, atolou durante o percurso. Os alunos conseguiram retirar o carro da lama e chegaram a Novo Acordo por volta das 8h30. O exame do Enem iniciou às 13h30.

De acordo com Amanda, em Lizarda não é aplicada a prova do Enem, por isso os estudantes precisam ir para Novo Acordo ou Palmas para realizar o exame.

“Como Novo Acordo é mais perto, optamos por lá. O município também oferece o ônibus. Portanto, é mais adequado escolhermos Novo Acordo”, contou.

 

(Fonte: g1 Tocantins)